Cuiabá | MT 26/04/2024
Geral
Segunda, 15 de janeiro de 2018, 22h44

CVV realiza palestra e recruta novos voluntários


Há mais de 50 anos o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional para pessoas que necessitam, difundindo a aceitação, a compreensão e o respeito a todo ser humano e sua essência. Com o objetivo de propagar estes valores, o CVV Cuiabá realizou a palestra ‘Proposta de vida do CVV’ com Jacques Conchon, um dos fundadores da instituição.

“Depois de tantos anos atuando junto às pessoas desesperadas, que estavam próximo de cometer suicídio, o CVV desenvolveu um jeito de ser, uma forma de ajudar baseada na escuta e no respeito. Achamos que chegou o momento de abrir as portas, divulgar e disseminar esse modo de vida para o público em geral”, esclarece Jacques. O encontro, realizado no último sábado (13 de dezembro) na Escola Estadual Presidente Médici, reuniu dezenas de voluntários e interessados em conhecer ou se aprofundar na filosofia de acolhimento do CVV e aplicá-la no dia a dia.

Durante a palestra, o fundador do CVV explicou que a proposta se baseia no exercício da amizade e no ato de ouvir com verdade, sem censura, lição de moral ou julgamentos. “Vivemos em um mundo de surdos, e o que propomos é justamente ouvir as pessoas. Quando alguém conversa conosco, o simples ato de se abrir, falar sobre o assunto, já faz com que ela comece a compreender melhor a sua situação. Falar sobre o problema ajuda a resolvê-lo”, afirmou.

Seja voluntário – No próximo dia 25 de março o CVV abre a seleção para novos voluntários. Os interessados precisam ter mais de 18 anos e disponibilidade de, pelo menos, quatro horas semanais para o voluntariado. Com 27 anos de atuação em Cuiabá, hoje a instituição conta com 58 voluntários e recebe cerca de 1.500 ligações por mês.

De acordo com a voluntária do CVV Isaura Titon, a solidão é o tema mais presente nas ligações recebidas. “Estar sozinho não tem a ver com não ter ninguém ao lado, mas sentir que ninguém o entende. A gente oferece apoio emocional pra quem nos procura com o intuito de que a pessoa sinta que tem alguém que a compreende e que aceita ela como ela é”, ressalta a voluntária.

A formação dos novos voluntários abrange 12 encontros que acontecem sempre aos domingos na sede do CVV, localizada na Rua Comandante Costa, 296, no Centro de Cuiabá. “Essa formação é sempre contínua, pois para sermos voluntários do CVV precisamos passar por uma transformação pessoal. A gente não está muito acostumado a ouvir as pessoas verdadeiramente, então precisamos de treino para isso”, conclui Isaura Titon.

Atendimento – O CVV atende todos os dias da semana, 24 horas por dia, pelo telefone 188, por e-mail, chat ou serviço voip com total sigilo e de forma gratuita. O CVV Cuiabá realiza ainda diversas ações presenciais através do Programa CVV Comunidade, que leva palestras de orientação, cursos e rodas de conversa para as comunidades, escolas e instituições.

Além disso, o Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio (CVV GASS) fornece apoio emocional aos sobreviventes e familiares. As reuniões ocorrem todas as terças-feiras a partir das 19h30 na sede do CVV Cuiabá.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114