Cuiabá | MT 11/05/2024
Geral
Segunda, 09 de novembro de 2009, 14h01

Deputado se reúne com produtores em VG e incentiva projetos de piscicultura


O deputado Sérgio Ricardo (PR), 1° Secretário da Assembléia Legislativa, promoveu neste final de semana um encontro com pequenos produtores do assentamento Sadia 1 em Várzea Grande. No local vivem 140 famílias e 35 delas já estão produzindo peixes em tanques. Estiveram presentes também vários representantes de comunidades vizinhas além do vereador por Cuiabá, Professor Néviton.

Autor da lei da Piscicultura, o deputado quer fortalecer e incentivar o surgimento de novos projetos de criação de peixes em cativeiro. “Mato Grosso em razão do clima, topografia e água em abundância tem todas as condições de se tornar o maior produtor de peixes do país”, afirmou. Na ocasião, Sérgio Ricardo apresentou o projeto de sua iniciativa, o “Pro-Peixe”, que garantirá o incentivo do Governo do Estado para a piscicultura.

O presidente da AMPIVAG – Associação dos Piscicultores do Município de Várzea Grande, Adauto dos Santos, elogiou o projeto do deputado que prevê também a isenção de taxas da Sema e Iomat durante o processo de licenciamento ambiental para os produtores com tanques com até 1 hectare de lâmina d’água. “Havíamos feito esta sugestão e o deputado acatou. Este é um grande incentivo para quem quer começar no negócio. Estas taxas são altas e muitas vezes inviabilizam o produtor”, observou Adauto.

Em Várzea Grande, há 75 projetos de piscicultura aguardando o licenciamento ambiental para se dar início a comercialização de 78 mil peixes, em sua maioria, tambatinga, que no começo do ano que vem estarão pronto para o abate. Para a Ampivag, Sérgio Ricardo garantiu a doação de 50 mil alevinos para incentivar os projetos de piscicultura.

“O peixe é uma alternativa econômica para o pequeno e médio produtor e vai evitar o êxodo rural. Temos que viabilizar condições para que as famílias permaneçam em suas terras e não abandone a propriedade para ir morar na cidade. A piscicultura é uma grande fonte de emprego e renda”, finalizou Sérgio Ricardo que na semana passada já havia se reunido com produtores de peixes do Cinturão Verde em Cuiabá.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114