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Terça, 10 de novembro de 2009, 11h09

MT lidera inscrições do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios


Com mais de 130 inscrições Mato Grosso foi o estado do centro-oeste que teve o melhor desempenho no número de participantes no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios edição 2009, iniciativa do Sebrae Nacional em parceria com Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres-SPM, da presidência da República, Federação das Associações de Mulheres de Negócios e Profissionais- Brasil Brasil e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A iniciativa, desde 2004 estimula, reconhece e valoriza as ações empreendedoras femininas em todo o país.

Mulheres que transformaram seus sonhos em realidade e cujas vidas hoje são exemplo para outras mulheres com potencial para percorrer o mesmo caminho, cada vez mais são estimuladas a compartilharem de seus cases de sucesso. Em todo o país foram 3.060 inscrições.

A coordenadora do Comitê de Projetos e primeira vice-presidente da BPW Brasil, Sueli Batista, responsável pela coordenação da premiação em nível nacional pela organização, destaca que analisando-se os números dos últimos quatro anos, verifica-se o crescimento significativo das participações. No lançamento do prêmio em Cuiabá ela disse que ultrapassaria 3 mil inscritas, o que se concretizou.

Sueli diz que a tendência é o crescimento, uma vez que a cada ano há maior divulgação e integração dos parceiros. Ela cita o resultado dos três anos anteriores a 2009, sendo que em 2006 foram inscritas 1445, em 2007, 2188 e no ano de 2008, 2689, o que mostra crescimento a cada período. Ela está divulgando, nesta semana, para todo o país, os números informados oficialmente por Maria del Carmen Stepanenko, gestora do prêmio no Sebrae Nacional e coordenadora geral desta iniciativa.

Os estados das cinco regiões brasileiras com melhor desempenho nas inscrições por ordem foram: Sudeste- Rio de Janeiro com 539; Sul- Paraná com 334; Nordeste, Maranhão com 165; Centro-Oeste, Mato Grosso com 137 e Norte, o Pará com 119 inscritas.

Parceria local - Para a diretora técnica do Sebrae, Leide Katayama, o grande número de inscrições é fruto do sucesso das outras edições. “A cada edição a credibilidade do Prêmio aumenta e isso atrai as participantes. Muitas inscrições são de pessoas do interior do estado, que vêem o evento como uma forma de dar visibilidade ao seu trabalho. A divulgação do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com a Associação de Mulheres de Negócio e Profissionais – BPW ultrapassou a meta estipulada para este ano”, diz Leide.

A presidente da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais-BPW Cuiabá, Mariza Bazo, comemora o resultado e atribui o mesmo à sinergia, integração e forte parceria da organização com o Sebrae Mato Grosso, que inclusive foi destacada como exemplo pela assessora da presidência do Sebrae Nacional, Etel Tomaz, na Convenção da BPW Brasil, que ocorreu no mês passado em Florianópolis-SC.

Além de Mato Grosso estar na frente dos estados da região, em número de inscritas, ficando 24.5 acima do Distrito Federal, 85.1% acima do Mato Grosso do Sul e 107.5 em relação a Goiás, aumentaram no estado, as inscrições em relação ao período anterior, superando a meta.

Mariza Bazo disse que o número de inscritas em Mato Grosso cresceu na ordem de 30.5%, em relação ao divulgado em 2008, quando alcançou 105 participantes. “Vamos torcer para que neste ano tenhamos uma vencedora nacional, pois já chegamos perto com duas empreendedoras, Gilsane Aparecida Fortes B. Moraes, que é empresária no segmento de papelaria em Cuiabá e venceu a primeira edição de 2004 na etapa regional, trazendo o troféu prata, e Mailza Aparecida Lopes, que é líder na Associação das Mulheres Trabalhadoras Rurais do Projeto Assentamento Caeté, em Diamantino, que neste ano foi classificada na etapa regional e recebeu o troféu bronze, concorrendo com 2.667 candidatas de todo o Brasil, mostrando a força das mulheres líderes em negócios coletivos do interior”, destacou.

Duas ações foram promovidas pela BPW Cuiabá em conjunto com o Sebrae Mato Grosso para garantir um bom desempenho e maior difusão da iniciativa. A primeira foi a realização de uma solenidade para entrega do prêmio neste ano, com grande repercussão, com a palestra “A Magia do Empreendedorismo Feminino”, que contou com uma atração nacional, o ilusionista Fernando Ventura, de São Paulo. A programação fez parte da 7ª edição do Março é Mulher, o maior evento anual da organização em nível local.

A segunda iniciativa para propagação, ocorreu no segundo semestre, foi o café da manhã para a imprensa, para o lançamento da edição 2009 do prêmio, oportunidade em que foram relatadas experiências de participantes que venceram etapas estaduais em edições passadas e possibilitou uma interlocução direta dos gestores do Sebrae Mato Grosso e da BPW Cuiabá e BPW Brasil, com os jornalistas de rádio, televisão, jornais, revistas e online. “Os veículos de comunicação divulgaram amplamente que estavam abertas as inscrições e os objetivos da premiação e isso foi também foi fundamental para o êxito alcançado”, disse Mariza.

Empreendedorismo feminino no Brasil - Estudo do l Global Entrepreneurship Monitor (GEM), um dos mais importantes sobre a atividade empreendedora no mundo, divulgado neste ano, mostra que as mulheres brasileiras ocupam o 7º lugar no ranking mundial de empreendedorismo.

Além disso, pela primeira vez, as mulheres passaram na frente dos homens empreendedores, representando 52% dos empreendedores adultos (de 18 a 64 anos). Para se ter uma idéia de como a participação ganhou força nos últimos anos, vale destacar que em 2001, os homens empreendedores representavam 71% contra 29% das mulheres.


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