Cuiabá | MT 11/05/2024
Geral
Terça, 10 de novembro de 2009, 14h04

Rio Cuiabá atende 95% da demanda de água potável


Com uma extensão de 980 km, o rio Cuiabá atende atualmente 95% da demanda de água potável consumida na capital, ou seja, abastece as residências de quase 600 mil cuiabanos, além de comércios e indústrias. Este manancial serve de capitação para as Estações de Tratamento de Água (ETAs) I e II, Ribeirão do Lipa, Sucuri, Porto, Parque Cuiabá e Coophema, unidades coordenadas pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).

O rio Cuiabá tem como principais afluentes o ribeirão Pari, os rios Manso, São Lourenço e Coxipó: este último cortando o município de Cuiabá tem sua cabeceira no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e serve de manancial de captação para a comunidade do distrito do Coxipó do Ouro e ETA Tijucal.

Para compor os sistemas de abastecimento de água, Cuiabá conta com 12 ETAs, sendo quatro delas localizadas na Zona Rural (Sucuri, Nossa Senhora da Guia, Aguaçu, Coxipó do Ouro), e ainda, 79 poços tubulares profundos, que estão localizados em diversos pontos da cidade.

As principais estações de tratamento de Cuiabá são as ETAs I e II, cujo sistema é responsável por abastecer 92 bairros, atendendo uma população de 219.724 pessoas. A ETA Tijucal é o segundo maior sistema da capital, que atende 49 bairros e uma população de 134.968 pessoas. “Em breve este sistema terá sua capacidade duplicada, o que vai representar a universalização da água tratada em Cuiabá”, ressalta a presidente da Sanecap Eliana Rondon.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114