Cuiabá | MT 12/05/2024
Geral
Domingo, 12 de setembro de 2004, 00h06

Defesa à cultura: mais duas associações serão inauguradas


A Associação Folclórica de Mato Grosso (Afomt), com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, vai expandir o projeto cultural de confecção de violas de cocho e danças típicas no interior. A partir desta terça-feira (14 de setembro), um dos maiores entusiastas das tradições mato-grossenses, o presidente da Afomt, Luiz Marques da Silva, vai inaugurar mais duas associações folclóricas nos municípios de Arenápolis e Nortelândia.


A intenção principal é manter viva a tradição do nosso povo, afirma. Segundo ele, após a ampliação do projeto, os resultados estão sendo os melhores possíveis. Hoje cada associação tem um grupo formado de Siriri e Cururu e adolescentes de 12 a 16 anos confeccionando viola de cocho.


Luiz Marques é filho, neto e bisneto de cururueiros que, ao perceber que as tradições do povo mato-grossense estavam desaparecendo com a introdução de culturas vindas de outros Estados, tomou a iniciativa de convidar amigos e amigas para criar uma associação folclórica no Estado.


Há 19 anos ele conseguiu fundar a Associação Folclórica de Mato Grosso, Afomt. A partir daí foram constituídos diversos grupos folclóricos, e associações nos municípios de Cuiabá, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Rondonópolis, Rosário Oeste, Nobres, Diamantino e Alto Paraguai. Ampliando este mês para Arenápolis e Nortelândia.


Luiz Marques é um antigo parceiro da Secretaria de Estado de Cultura. Ele coordenou a pesquisa e organização dos Cadernos do Folclore Mato-grossense, que deu origem as seguintes publicações: Viola de Cocho, Cururu, Dança do Siriri, Dança do Boi da Serra e Dança do São Gonçalo.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114