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Terça, 30 de agosto de 2005, 10h01

Linha Cuiabá/Santa Cruz de la Sierra é avaliada


Embora sem prazo definido para começar a operar, itinerários e paradas das linhas de ônibus Cuiabá – Santa Cruz de la Sierra e San Matias – Cáceres foram definidos na IX Reunião Bilateral Brasil/Bolívia, realizada na semana passada, em Santa Cruz. Representantes de Mato Grosso e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) avançaram na busca de regularização de transportes terrestres entre os dois países. Um dos benefícios diretos da linha rodoviária é incrementar o turismo.

A rota de ligação entre as duas capitais regionais vai percorrer 1.050 km, com saída de Cuiabá, em direção à Cáceres. Em seguida, no território boliviano, passará por San Matias, San Ignácio de Velasco, San Ramón, Los Troncos, Montero, até Santa Cruz de la Sierra. Haverá seccionamentos da linha (paradas) em Cáceres, San Ignácio E San Ramón. A reunião também discutiu encaminhamentos para o transporte de cargas. O resultado prático do que foi acordado será avaliado até março de 2006.

A presidente da Agência de Regulação de Serviços Públicos (Ager), Márcia Vandoni, e o superintendente adjunto regional de Gestão de Governo, Jeferson de Castro, participaram da reunião como representantes do Governo de Mato Grosso. O diretor-geral da ANTT e chefe da delegação brasileira, Noboru Ofugi, também esteve na Bolívia. Do lado boliviano, participaram da reunião o diretor-geral de Transportes Terrestres do ministério boliviano, Luis Valda, e o engenheiro Ademar Roca Bado. A reunião é um desdobramento da Expedição Estradeiro Internacional.

A presidente da Ager destacou o trabalho preparatório da reunião realizado pelo deputado nacional René Peinado, o Chiquitin, uma das autoridades que tem empenhada na integração com Mato Grosso, junto com o vice-ministro dos Transportes da Bolívia, Mauricio Navarro.

Uma linha proposta pela delegação boliviana, San Matias – Vila Bela da Santíssima Trindade não foi aceita pela delegação brasileira, devido à falta de estrutura para fiscalização aduaneira e ausência de segurança. Não existe definição de ponto fronteiriço na região e a estrada da localidade não é oficial, porque passa por dentro de fazendas. Há uma constatação de nível precário de segurança, informa.

Márcia Vandoni ressalta, entretanto, a dedicação tanto da Ager, da ANTT e de autoridades bolivianas para acelerar a integração entre Brasil e Bolívia. Todos os pontos discutidos, tanto transporte de cargas e de passageiros, são perfeitamente possíveis de solucionar. O diretor Noboru tem sido o mediador nesse processo, sempre pró-ativo com solução, avalia a presidenta da Ager.

TRANSPORTE DE CARGAS - A reunião da equipe brasileira e da boliviana foi um passo seguinte à reunião de trabalho realizada em maio em Cuiabá, quando foram apresentadas as propostas de criação da ligação terrestre e uniformização de procedimentos sobre transporte de cargas.

Em 60 dias, explica Márcia Vandoni, o governo boliviano concedeu como prazo para o início do trabalho de remoção de trancas (pedágios não-oficiais) em municípios bolivianos. As autoridades bolivianas estão com boa vontade e estão avançando na questão de transporte terrestre. Neste caso das trancas, há um projeto nacional para reduzi-las de 17 para três ou quatro, o que vai facilitar o tráfego, afirma Jeferson. A conclusão dessa meta será também avaliada em reunião das duas delegações no primeiro trimestre de 2006.

O diretor-geral da ANTT disponibilizou para o Ministério de Transportes e Rodagem da Bolívia sistemas eletrônicos de controle de cargas, a fim de unificar fiscalização e administração de frotas dos países. Essa cessão de software é para que tanto Bolívia e Brasil possam ter operação similar de aduana, com informação de forma online, diz Márcia Vandoni sobre a integração gerencial.


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