Cuiabá | MT 26/04/2024
Geral
Sábado, 01 de janeiro de 2005, 00h00

Dia das Crianças: Coral da UFMT faz show dias 12 e 13


Para marcar o Dia das Crianças, o Coral Infanto-Juvenil da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresenta nos próximos dias 12 e 13 de outubro o show ´´Próprio para Menores``. Trata-se de um projeto voltado ao público infantil, que pretende mostrar parte do que de melhor foi produzido para a criança, valorizando também músicos da atualidade, explica a maestrina Dorit Kolling, diretora geral do espetáculo.

O repertório traz músicas que fizeram parte de programas e especiais gravados para a TV e que tiveram uma preocupação ímpar de respeitar o imaginário e a estética infantis, tais como ´´Agente G``, ´´Amigos do Peito``, ´´Arca de Noé 1 e 2``, ´´Balão Mágico´``, ´´Casa de Brinquedos``, ´´Castelo Ra-tim-bum``, ´´Cocoricó``, ´´Glub, Glub``, ``Pirlimpimpim``, ´´Plunct Plact Zuum``, ``Sítio do Pica-Pau Amarelo``, ´´Uni Duni Te``, ´´Vila Sésamo´´, ´´Tudo´´, além de canções gravadas pelo Palavra Cantada, um dos mais importantes selos, que vem oferecendo música de qualidade às crianças.

O show será no Teatro Universitário, às 19 horas, com ingresso no valor de R$ 5,00 e R$ 10,00. Terá a regência da maestrina Liza Paro, direção geral de Dorit Kolling e a participação de 55 crianças, de 06 a 13 anos, além de músicos convidados. Os ingressos estão sendo vendidos na secretaria do Coral UFMT (3615.8307). Nos dias do espetáculo, os ingressos serão vendidos no Teatro Universitário.

Liza Paro e Dorit ressaltam que no ano em que comemora seus 25 anos de trabalho, o Coral UFMT quer proporcionar à população cuiabana e mato-grossense uma programação de qualidade com o objetivo de ´´valorizar a nossa história, a nossa cultura, a nossa arte e a nossa música, através de canções que buscam desenvolver um trabalho que vai além da obra musical em si, com composições criativas, textos poéticos, arranjos bem elaborados, enriquecendo o universo imaginário da criança com uma música de qualidade``. ´´Próprio para Menores`` soa tudo isso.

Conheça o Coral Infanto-Juvenil

O Coral Infanto-Juvenil da UFMT foi criado em junho de 1999 através de um projeto de extensão do Coral UFMT, que neste ano comemora 25 anos de trabalho e dedicação à música coral. É constituído por crianças de 07 a 14 anos e conta atualmente com aproximadamente 55 coralistas.

É um dos grupos integrantes do Núcleo Coral UFMT, coordenado pela maestrina Dorit Kolling e, desde o ano de 2001, está sob a regência da maestrina Liza Paro.

O Coral vem participando de importantes eventos artísticos na Capital, como o II Encontro Internacional de Coros de Cuiabá, em outubro de 1999, Encontro de Coros na UFMT, em outubro de 2001, Concerto de Natal, com a Orquestra Sinfônica da UFMT, em dezembro de 2002, Projeto Cuiabá EnCanta, em dezembro de 2004, além de ter participado de inúmeras apresentações como dia das crianças, comemorações natalinas, programas de televisão e apresentações envolvendo atividades, fóruns e seminários sobre a criança e o adolescente.

Em 2004 participou do 1º Painel de Regência Coral de Mato Grosso e 1º Laboratório Coral de Cuiabá, em agosto; do ´´Papai Noel na Cidade`` e do programa ``Tarde da Cultura``, em dezembro. Produziu e realizou, no mês de outubro, o show ´´Brasileirinhos``, que contou com a participação da Orquestra de Flautas Pizindim e da Banda Abagaba.

No ano de 2005 o Coral Infanto-Juvenil da UFMT foi indicado, juntamente com sua regente, como um dos homenageados do Projeto Cuiabanidade, promovido pelo Colégio Master Júnior, como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo grupo.

Repertório da alegria - O programa do show é rico em alegria, proporcionada por célebres compositores, nas vozes dos pequenos cantores. Os arranjos são dedicados e elaborados especialmente para este espetáculo. Traz o ´´Lindo Balão Azul (1983)``, de Guilherme Arantes; ´´Alegria da Vida (1972), de Marcos e Paulo Sérgio Valle e Celso Motta (Adaptação de Amaury Vieira); ´´O Carimbador Maluco (1983)``, de Raul Seixas; ´´Bicharia (1977), de Luiz Enriquez, Sergio Bardotti e Chico Buarque``; Minha Canção (1977), de Luiz Enriquez, Sergio Bardotti e Chico Buarque (Arranjo de Ana Yara Campos); Bicicleta (1983) de Toquinho e Mutinho; ´´Sono de Gibi (1994), de Helio Ziskind.

Não pára por aí o repertório. ``Ursinho Pimpão (1983)``, de Edgard Poças - Balão Mágico; ´´Tu tu tu Tupi (1996)``, de Helio Ziskind; ´´A Cuca (1977)``, de Geraldo Casé e Dori Caymmi (Arranjo de Cadmo Fausto); ´´Sítio do Pica-Pau Amarelo (1977)``, de Gilberto Gil; ´´Arca de Noé - pout-pourrit (1980)``, de Toquinho e Vinícius de Moraes (Arranjo de Maurício Detoni); ´´Porque Sim Não É Resposta (1996)``, de Helio Ziskind; ´´Úni Duni Tê (1985)``, de

Michael Sullivan/ Paulo Massadas -Trem da Alegria; ´´Superfantástico (1982)``, de Ignacio Ballesteros, Difelisatti e Edgard Poças; ´´Pé com Pé – (2005)``, de Sandra Peres e Paulo Tatit; ´´Aquarela (1983)``, de Toquinho, Guido Morra, Vinícius de Moraes e Mauricio Fabrizio (Arranjo para flauta-doce do Zimbo Trio); ´´Fome Come – (1998)``, de Sandra Peres, Paulo Tatit e Luiz Tatit (Arranjo Percussão Corporal de Patrícia Costa) e ´´Amigos do Peito – (1984)``, de Erik Vonn, Memo Mendez Gulu e Edgard Poças com participação especial de Fábio Jr.


Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114