Cuiabá | MT 26/04/2024
Justiça e Direito
Terça, 09 de maio de 2017, 17h24

TJ desqualifica crime de tortura contra criança


O Tribunal de Justiça de Mato Grosso por meio da Terceira Câmara Criminal, reavaliou a decisão de primeira instância e desclassificou crime de tortura para maus tratos de padrasto que bateu em menina de três anos. Segundo consta nos autos apesar de ter excedido no castigo e ter provocado lesões com uma vara na criança, o magistrado não entendeu que o caso tenha a configuração de tortura e que foi motivada no intuito de 'corrigir' a conduta da menina.

Segundo o desembargador e relator do caso, Luiz Ferreira da Silva, A diferença essencial entre as tipificações dos delitos de tortura e maus-tratos, se resume na motivação do delito. "No primeiro, a motivação do agente é provocar sofrimento físico ou moral à vítima, com a finalidade de aplicar castigo pessoal, seja por satisfação ou ódio; no segundo, a intenção é corrigir ou disciplinar o ofendido, ainda que, de tais atos, ocorra o excesso nos meios de correção, mormente se comprovado que o agente era um bom 'pai' e nunca havia agredido os enteados anteriormente", ponderou.

De acordo com a apelação 149174/2016, a mãe da criança precisou dormir no trabalho e seus filhos gêmeos (uma garota e um menino) ficaram sob os cuidados de uma babá. A babá relatou ao padrasto que a garota havia se comportado mal e aprontado durante a ausência dos pais. O padrasto após tentar conversar com a menina teria perdido a paciência e lhe batido com uma vara.

Após o ocorrido, representantes do Conselho tutelar foram chamados e recolhido as crianças aos cuidados da instituição. Durante a lavratura do Boletim de Ocorrência a mãe assinou o B.O como tortura. Todavia, durante o desenrolar das oitivas a mãe teria desmentido essa versão e afirmado que o marido nunca teria agredido a ela, ou as crianças. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114