Cuiabá | MT 26/04/2024
Justiça e Direito
Terça, 15 de agosto de 2017, 11h14

Anoreg-MT conhece instituição especializada em conciliação, mediação e arbitragem


A presidente e a diretora de Pessoas Jurídicas da Associação dos Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso (Anoreg-MT), Niuara Ribeiro Roberto Borges e Glória Alice Ferreira Bertoli, respectivamente, receberam na manhã desta sexta-feira (11 de agosto), na sede da associação, Melanie Tonsic e Estela Werner, representantes da Acordia, uma instituição especializada em conciliação, mediação e arbitragem que tem como foco principal a resolução de conflitos de forma célere, econômica e segura.

Na ocasião, foram apresentados à Anoreg-MT os serviços que a Acordia oferece à sociedade. De acordo com sua presidente, Melanie Tonsic, a finalidade do encontro foi "firmar parceria com os cartórios no sentido de propagar essa ferramenta de solução dos conflitos sem a necessidade da intervenção do Poder Judiciário. Nossa proposta é que os termos de acordo firmados também sejam formalizados por escritura pública, o que garantirá às partes mais segurança jurídica ao trabalho que será por nós realizado, uma vez que possuem fé pública", resumiu.

Ela acrescentou que um dos diferenciais da Acordia é o fato de disponibilizar software online para que as partes possam, num primeiro momento, conversarem sobre o conflito sem a necessidade de um mediador. "Todas as tratativas são feitas pela internet e, caso não consigam chegar a um acordo, podem requerer a intervenção de um mediador/árbitro, que é um profissional diferenciado, ou seja, cada matéria é discutida por um especialista da área", garantiu Melanie Tonsic.

A presidente da Anoreg-MT, Niuara Borges, ressaltou ser "imprescindível conscientizar a sociedade sobre um novo modelo de solução de conflito. Todo ato praticado pelos notários e registradores é dotado de fé pública, garantindo segurança jurídica à sociedade e muito podemos contribuir realizando mediação e conciliação, com mais uma alternativa para a população resolver seu conflito mais rápido. O primeiro contato com a Acordia foi ótimo e, de início, começaremos a trabalhar no termo de cooperação técnica entre as instituições. Consequentemente, vamos conhecer mais a fundo os trabalhos por ela ofertados e trabalhar no sentido de abrir caminhos para que os conflitos sejam cada vez mais resolvidos de forma extrajudicial".

Já a diretora de Pessoas Jurídicas, Glória Bertoli, avaliou como "louvável a atitude da Acordia de nos procurar. Acredito ser interessante fazermos um curso com essa instituição para termos visões diferenciadas da mediação e arbitragem, isto é, que não seja somente a do Judiciário. Penso que é a dobradinha que dará certo, pois, indo ao cartório, o cidadão sabe que o serviço é garantido".

Acordia

A Acordia é 1ª Câmara credenciada no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT) e atua com foco em solução de conflitos. Realiza atividades legalmente reguladas, por meio da conciliação, mediação e arbitragem, de modo rápido, eficiente, econômico e com a mesma segurança jurídica da justiça comum.

Como funciona a Acordia – Você tem um conflito?

As partes podem escolher pela utilização da mediação e/ou arbitragem no momento da assinatura do contrato, optando pela cláusula compromissória contratual ao invés do foro tradicional ou por meio de termo aditivo a este contrato, ou em qualquer momento depois de surgido o conflito, firmando o termo de compromisso de mediação e/ou arbitragem.

Como fazer?

É muito fácil. Para a instauração de um procedimento de mediação e/ou arbitragem, basta o interessado entrar em contato com a Acordia, via telefone, internet, e-mail ou pessoalmente e manifestar a sua vontade por meio de um simples requerimento, informando a matéria objeto do conflito, a qualificação das partes envolvidas, bem como telefone, e-mail e cópia do objeto da reclamação.

Em sequência, a Câmara comunicará a outra parte sobre a sua intenção em realizar o procedimento. Havendo cláusula compromissória, a outra parte é obrigada a participar. Na ausência de cláusula contratual, a outra parte precisa concordar em participar.

Localização

A Acordia está localizada em Cuiabá, na Avenida Doutor Hélio Ribeiro, 487, Edifício Concorde, 15º andar.

Está organizada sob a égide das Leis 9.307/96 e 13.129/15, baliza suas ações nas disposições previstas em seu Regimento Interno, Regulamentos e Código de Ética, bem como nas normativas do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima), do Fórum Nacional de Mediação (Foname) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Contato

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (65) 3365-4248/4249 e 99943-2005/99961-2005; pelo site www.acordia.com.br; e pelo e-mail contato@acordia.com.br. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114