Cuiabá | MT 25/04/2024
Justiça e Direito
Quarta, 30 de agosto de 2017, 20h39

Crianças aprendem sobre Justiça Restaurativa


.

Alunos do 1º ao 4º ano de escolas públicas de São José dos Quatro Marcos (315 km a oeste de Cuiabá) participaram de palestras promovidas pelo foro da comarca sobre Justiça Restaurativa e violência doméstica. As palestras foram proferidas pela agente da Infância e Juventude Sandra de Lima Longhi nos dias 24 e 25 de agosto, aproveitando a data em que se comemora o Dia Mundial da Infância (24 de agosto) e a Semana da Justiça pela Paz em Casa.

Conforme explica a servidora, as palestras foram voltadas para a faixa etária das crianças, separadas em grupos por idade para compreender a temática, cada uma a seu tempo.

“Nós utilizamos vários mecanismos de suporte para levar questões desenvolvidas pela Justiça Restaurativa sobre a violência na família, tratando disso com as crianças que muitas vezes são foco de ação primária da violência assistida no lar”, explicou Sandra.

Com base em sua experiência como profissional licenciada em Letras e graduanda em Psicologia, a agente da Infância e Juventude esclareceu o que deve ser feito quando as crianças se encontrarem em posição vulnerável ou até mesmo como vítimas de violência em casa.

“A experiência foi muito produtiva. Alguns alunos trouxeram experiências que já viveram em casa, fizeram algumas falas, foi muito bom o resultado. Nós orientamos sobre denúncias, como buscar seus meios de direito, mostramos que a figura do professor é aquela de um primeiro socorro. A criança precisa entender que ela não está desamparada quando a violência começa no seio do lar”, ressalta.

A palestra foi proferida a mais de 300 alunos da Escola Municipal Evilásio Vasconcelos e da Escola Estadual Zeferino José de Matos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114