Cuiabá | MT 01/05/2024
Justiça e Direito
Segunda, 29 de outubro de 2018, 15h02

Inovação é pauta no Judiciário nesta segunda-feira


.

Com o intuito discutir a transformação digital do Judiciário, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso realiza nesta segunda-feira (29 de outubro) mais um evento com o tema inovação. O encontro é realizado no auditório Gervásio Leite, entre às 9h15 e às 18h45 e reúne além de magistrados e servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, servidores do Ministério Público, da Polícia Judiciária Civil, do Governo do Estado e também do Tribunal de Contas do Estado.

Pela manhã foram ofertadas duas palestras. A primeira foi ‘Judiciário Exponencial’, com Ademir Milton Piccoli, advogado e consultor em governo digital. Já a segunda palestra, ‘Caminho para o Sucesso Utilizando Analytics’, foi ministrada pelo diretor de pesquisa do Gartner, João Tapadinhas. Os dois nomes são reconhecidos na área de transformação tecnológica de instituições públicas.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação, Thomas Caetano, os temas foram escolhidos devido à transformação que se tem visto nos últimos anos na sociedade. Ele ressalta que o Judiciário vem desenvolvendo há alguns anos trabalhos de businness inteligence, aprimorando e entendendo que as tomadas de decisões devem ser pautadas em dados.

“A chamada era da informação mudou a maneira como as pessoas se comunicam e implementam, de uma maneira extraordinária, o controle social sobre as ações do governo. O acesso à informação e aos fatos, que acontecem aqui, ali e agora, se alastram pelo mundo em velocidade incrível, muitas vezes sem o controle das entidades tradicionais de comunicação”, ressalta. Thomas pontua ainda que o Judiciário, hoje, reconhece que a caminhada que iniciou há cerca de seis anos, com a virtualização de seu processo judicial, foi apenas o primeiro passo na jornada de transformação digital, possível e necessária, que trilharemos nos próximos anos.

Da mesma forma pensa o juiz João Thiago Guerra, que participa do evento. Segundo ele, existe uma grande transformação ocorrendo na sociedade em que as pessoas estão mudando, assim como a sociedade e, por isso, as instituições também precisam se reinventar. O magistrado destaca que as mudanças vão acontecer queiramos nós ou não.

“O Poder Judiciário está procurando se antecipar ou pelo menos acompanhar o ritmo dessas mudanças para que não sejamos atropelados por essas ações. A sociedade tem expectativas muito grandes em relação ao serviço do Poder Judiciário e se nós não avançarmos rumo às transformações tecnológicas, não vamos conseguir atender a essas expectativas. E quando se fala transformação tecnologia ou digital é muito mais que o processo eletrônico, pois ele é apenas uma etapa dessa jornada. A gente precisa de muito mais do que isso, precisa de alta disponibilidade, de escalabilidade, de inteligência artificial e que o nosso negócio evolua para atender às expectativas das pessoas.”

A analista da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Leuza Menezes, também participa do ciclo de palestras e destaca que o encontro é excelente para troca de informações e também um momento de fazer um nivelamento entre os órgãos que compõe a rede Judiciária para que todos caminhem juntos. “A Polícia Civil está elaborando um projeto para implementar o inquérito digital. Nós somos uma ponta do trabalho judiciário, pois somos responsáveis pelo inquérito. À medida que o Judiciário cresce, se nós não fizermos algo para acompanhar, vamos continuar entregando papel para o início das ações. As palestras trabalham justamente nessa mudança e nossa instituição está aberta para inovar sempre”, ressaltou.

Também a analista de negócio do Ministério Público, Adriana de Andrade Mato, ressalta o quanto é importante estar por dentro das mudanças tecnológicas e das inovações que permeiam o Judiciário. “Nós que trabalhamos em uma instituição focada em celeridade, temos que ter claro que a tecnologia vem ao encontro de tudo o que é proposto pelo Ministério Público. Como já conhecemos um pouco de tecnologia esse curso é um ganho e o Tribunal de Justiça está de parabéns por trazer pessoas renomadas para esse evento. O mundo está ligado no 220 volts e a tecnologia que conhecemos hoje não será mais a mesma daqui a dois dias e muito menos daqui a uma 10 dias. Temos que estar sempre antenados com o que há de inovador para que o trabalho entregue à população seja sempre o melhor.”

Na parte da tarde de hoje o evento continua com sessões técnicas como Gerenciamento e Performance da Aplicação do PJe, Lei Geral de Proteção de Dados, Do DEV ao OPS, automatizando o ciclo de vida do desenvolvimento, Tecnologias disruptivas para escritórios remotos e ainda Proteção Avançada de Ameaças e Firewall Next Generation.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114