Cuiabá | MT 27/04/2024
Justiça e Direito
Segunda, 06 de maio de 2019, 11h35

Dirigentes do TJMT celebram 145 anos de conquistas do Judiciário mato-grossense


 

.

Uma administração eficaz, a promoção das mulheres no mundo jurídico e a ampliação do acesso à justiça foram desafios vencidos nesses 145 anos de história do Poder Judiciário de Mato Grosso. De acordo com os dirigentes do PJMT, Carlos Alberto Alves da Rocha (presidente), Maria Helena Póvoas (vice-presidente) e Luiz Ferreira (corregedor-geral), foram anos de muitas lutas, mas com resultados concretos que só tendem a melhorar nos próximos anos.

 

Luiz Ferreira ressalta que há 10 anos no Judiciário, desde que ascendeu de advogado a desembargador, o Judiciário está muito diferente. A maior mudança, segundo ele, fica por conta dos trabalhos desempenhados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que pensa a estrutura do Judiciário como um todo, em nível nacional.

 

"Obviamente que com a instalação do CNJ, os tribunais têm agora um apoio que é praticamente uma cartilha de como bem administrar a instituição. Hoje, passado 10 anos, temos um TJ com projetos bem delineados, técnicos bem preparados e cumprindo a tempo e hora as determinações que o CNJ, como guardião da constituição da estrutura dos tribunais, tem exigido não só de nós de Mato Grosso como dos demais tribunais do país", pontua o corregedor.

 

Já a desembargadora Maria Helena relembra como desafios superados a ascensão da mulher à Casa da Justiça. Segundo ela, o Tribunal, assim como qualquer outra instituição, tem a tendência de caminhar pra frente e, ao longo desses 145 anos de história, evoluiu bastante, principalmente, em material humano com o aporte das mulheres como desembargadoras.

 

"As mulheres lutaram para poder integrar o Judiciário. A partir do momento que elas conseguiram romper essa barreira, demonstraram que tinham grande aptidão para com a magistratura e comprometimento com a toga. Nós estamos caminhando e avançando cada dia mais. Um Tribunal que já esteve muito fragilizado numa determinada época, hoje é respeitado, apresenta boa produtividade e é tido pelo conselho Nacional de Justiça como um Tribunal dos mais produtivos. Nós crescemos e temos tudo a comemorar", destaca a vice-presidente do TJMT.

 

Já o presidente do Tribunal de Justiça esses 145 anos foram marcados por vários desafios, dentre eles o acesso à justiça a todas as pessoas. Segundo o Poder Judiciário hoje é visto como de toda a sociedade que o cerca, dos magistrados e dos servidores.

 

"Ao longo dos 145 anos servidores e magistrados trabalharam ao compasso da sociedade e também de seu tempo. Não raro avançaram em práticas inovadoras colocando este Tribunal na vanguarda dos tribunais brasileiros. O Poder Judiciário se tornou uma instituição moderna e mais próxima do cidadão, temos muito a comemorar. Deixamos no passado a ideia de uma justiça hermética que só se manifesta nos autos. Hoje magistrados e servidores vão ao encontro da sociedade discutir temas como violência doméstica, exploração sexual de crianças, ressocialização dos reeducandos, adoção e muitos outros temas. Daí a necessidade de repetir à exaustão que o Judiciário é de todos nós". 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114