Cuiabá | MT 27/04/2024
Justiça e Direito
Segunda, 06 de maio de 2019, 18h03

Quatro Marcos realiza campanha de combate ao abuso e exploração sexual


.

A campanha de prevenção e enfrentamento a todo tipo de violência, ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes será antecipada em uma semana na Comarca de São José dos Quatro Marcos em 2019. O dia nacional dessa luta é 18 de maio, mas as atividades da campanha serão desenvolvidas pela Rede de Promoção e Assistência Social, Secretaria de Assistência Social e Núcleo de Psicologia Vale do Jauru (Nupsi), de 6 a 10 de maio, no Plenário do Juri, no Fórum da Comarca (315 Km a oeste da Capital).

De acordo com a agente da infância e juventude da Comarca, Sandra Longhi, uma das organizadoras das atividades em Quatro Marcos, a antecipação foi necessária para não coincidir com a data dos jogos escolares deste ano (13 a 17 de maio). E dessa vez são os alunos que vem até o Fórum, aproximando esse público do Poder Judiciário. A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou dois ônibus escolares para fazer o transportes dos estudantes.

Com o tema “Não se esconda”, os organizadores irão promover palestras de conscientização do que é abuso e exploração infantil, como surgiu a data nacional e formas de denunciar os crimes. “Pedimos para os educadores trabalharem o tema com os alunos e os trabalhos serão expostos no Fórum na semana do encontro”, antecipa Sandra.

A juíza da Comarca, Lilian Laurindo Bartolazzi Bianchini, irá ministrar a palestra “18 de maio” na quarta-feira (8), para estudantes da Escola Lourenço Peruchi, às 8h. Em seguida a psicóloga Giuliana Franesca Mariano abordará o tema Violência sexual e emocional.

A abertura do evento, na segunda-feira (6), será com estudantes da Escola Evilási Vasconcelos. Na terça (7), Escola Estadual 15 de Junho, na quinta (9) da Escola Estadual Zeferino José de Matos e, no dia seguinte, sexta-feira (10), com os alunos da Marechal Rondon. Nos cinco dias cerca de 400 alunos serão atendidos com as palestras.

Além da magistrada, agente da infância e psicóloga, irão colaborar com os debates o promotor de Justiça Fábio Sant’Anna Pinheiro e o 2º Sargento da Polícia Militar, Gonçalo Carlos de Souza, um dos responsáveis pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

“No dia 18, sábado, faremos um Pit stop nos semáforos alertando para motoristas e passageiros de veículos que a violência contra crianças e adolescentes não pode ser tolerada”, informa Sandra.

18 de maio - A escolha da data é em memória do “Caso Araceli”, um crime que chocou o país na época. Araceli Crespo era uma menina, de apenas 8 anos de idade, que foi violada e violentamente assassinada em 18 de maio de 1973. Esse crime, em Vitória (Espírito Santo), apesar de hediondo, ainda segue impune.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no Brasil com o advento da Lei 9.970, de 17 de maio de 2000. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114