» mais
Comentar           Imprimir
Justiça e Direito
Sábado, 22 de junho de 2019, 06h48

Censipam faz testes com satélite espanhol para monitoramento da Amazônia


O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e a empresa espanhola Hisdesat apresentaram, nesta segunda-feira (17), por meio de videoconferência internacional, resultados dos testes de imagens dos satélites PAZ e TerraSAR-X, realizados no âmbito da cooperação bilateral em defesa entre Brasil e Espanha.

Além da diretoria do Censipam, acompanharam a apresentação em Brasília (DF) o ministro conselheiro da Embaixada da Espanha, José Manuel Garcia, e o adido militar espanhol, Coronel Francisco Múgica.

A Hisdesat opera o satélite espanhol PAZ, colocado em órbita em fevereiro de 2018. O satélite transporta um radar de abertura sintética (SAR) de banda-X projetado para operar em modos variados, com diferentes larguras de varrimento e resolução de até um metro. O satélite pode ser utilizado para aplicações tanto civis quanto militares.

A intenção é que os governos do Brasil e da Espanha celebrem acordo para utilizar o satélite PAZ no monitoramento de áreas de interesse do território nacional, que vão desde o desmatamento na Amazônia até o derramamento de óleo na faixa costeira do País. As antenas adquiridas pelo projeto Amazônia SAR, coordenado pelo Censipam, poderão ser configuradas para receber as imagens diretamente do satélite espanhol.

“Com a instalação das nossas antenas de recepção multisatelitais, estamos buscando aumentar nossa rede de parceiros, principalmente na tecnologia SAR, na qual somos especializados. As condições meteorológicas da Amazônia impõem o uso do radar para o monitoramento ambiental”, afirmou o diretor-geral do Censipam, Major-Brigadeiro José Hugo Volkmer.

“A Espanha é um parceiro estratégico do Censipam. Esta é uma iniciativa muito positiva e esperamos continuar nesse trabalho. Podem contar conosco inclusive para divulgação no exterior das ações de proteção realizadas pelo Censipam na Amazônia”, afirmou o ministro conselheiro espanhol.

A proposta deverá ser incluída como memorando de entendimento em acordo já existente entre os Ministérios da Defesa dos dois países e deve ser apresentada em setembro, quando será realizada a reunião do Conselho Deliberativo do Sistema de Proteção da Amazônia (Consipam). 


Comentar           Imprimir


Busca



Enquete

Em quem você votaria hoje para prefeito de Cuiabá?

Pedro Taques
Blairo Maggi
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114