Cuiabá | MT 28/04/2024
Justiça e Direito
Domingo, 26 de fevereiro de 2023, 11h38

Moraes esclarece decisão sobre visitas aos presos de 8 de janeiro


.

Por meio de nota oficial, o Supremo Tribunal Federal (STF) esclareceu a decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre as visitas aos presos de 8 de janeiro, em Brasília. Conforme a Corte, a determinação vale somente para visitas com fins acadêmicos, jornalísticos e em “casos omissos” — aqueles que não constam na portaria que regulamenta as visitas nos presídios.

Na quarta-feira 22, Moraes decidiu que a entrada de “qualquer pessoa” nos presídios onde estão os detidos do dia 8 deveria ser autorizada por ele, sendo vedada qualquer visita sem autorização.

“O ingresso de qualquer pessoa no estabelecimento prisional, em relação às mencionadas prisões, deverá ser expressa e previamente autorizado por este relator, Moraes, vedada a entrada sem a autorização e revogada quaisquer decisões da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do DF (SEAP-DF)”, determinou Moraes.

No sábado 25, contudo, o ministro quis deixar claro que esses presos possuem o direito a visitas de acordo com as regras já estabelecidas no Distrito Federal. Mas que os encontros não podem se enquadrar nas exceções citadas.

Em sua decisão, o magistrado havia tirado a autonomia de uma portaria da Vara de Execuções Penais (VEP) da Justiça do DF, que coloca sob a jurisdição dos juízes do Distrito a liberação da entrada de pessoas nas penitenciárias.

A lei estabelece que o preso é quem informa à VEP os nomes das pessoas que ele deseja receber. E, depois, a pessoa que vai visitá-lo faz um cadastro no sistema prisional, apresentando diversos documentos. Caso o cadastro seja aprovado, a pessoa ganha o direito de visitar o preso.

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114