Cuiabá | MT 27/04/2024
Justiça e Direito
Terça, 26 de março de 2024, 13h51

Diagnóstico de alergia à proteína do leite em bebês poderá ser obrigatório pelo SUS


O Projeto de Lei 4416/23 torna obrigatória a inclusão de exames para diagnóstico de alergias à proteína do leite em bebês de até dois anos no rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta, os testes deverão ser realizados por médicos especialistas em alergologia (área de medicina que diagnostica e trata as doenças alérgicas) ou por profissionais de saúde devidamente qualificados, seguindo protocolos apropriados. 

Os resultados dos exames deverão ser fornecidos aos pacientes em linguagem acessível, acompanhados de orientações sobre o tratamento e manejo das alergias identificadas.

O Poder Executivo será responsável por regulamentar a implementação da lei, se aprovada, garantindo o acesso igualitário a esses exames em todo o território nacional. 

Importância do diagnóstico
Autor do projeto, o deputado Juninho do Pneu (União-RJ) destaca que as alergias alimentares afetam um grande número de pessoas em todo o mundo, causando desconforto e impacto na qualidade de vida.

“O diagnóstico preciso das alergias é fundamental para que os pacientes recebam o tratamento e as orientações adequadas para evitar exposições que possam desencadear reações graves”, afirma. 

O parlamentar acrescenta que “o diagnóstico precoce e preciso das alergias pode reduzir o uso desnecessário de medicamentos e tratamentos, economizando recursos do sistema de saúde e melhorando a gestão dos cuidados de saúde”.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Saúde; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

AgC




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114