Cuiabá | MT 26/04/2024
Educação
Quarta, 19 de abril de 2017, 12h45

Unemat aprova resolução de criação da Faculdade Indígena Intercultural


.

Conselho Universitário (Consuni) da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) aprovou a minuta de resolução de criação da Faculdade Indígena Intercultural (Faind), vinculada ao campus universitário Deputado Estadual Renê Barbour, em Barra do Bugres. A 1ª Sessão Ordinária do Consuni de 2017 ocorreu em Cáceres (234km a Oeste de Cuiabá), esta semana (17.04 e 18.04).

O documento apresenta objetivos, definições, forma de constituição e atribuições da Faculdade. A Faind é a unidade executora e de articulação das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão administrativo-financeira dos cursos oferecidos em turmas únicas, nas Modalidades Diferenciadas Indígenas (MDI).

“É um instrumento que regulamenta a oferta de cursos diferenciados indígenas, modalidade que ainda se encontrava fragilizada. Não havia internamente resoluções que a amparasse. Agora, essa estrutura vai possibilitar, ainda mais, o seu fortalecimento”, explicou a presidente do Consuni e reitora da Unemat, Ana Di Renzo.

A Faculdade Indígena tem por objetivos a execução de cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogo em várias áreas do conhecimento, com vistas à formação em serviço e continuada de professores e profissionais indígenas; acompanhamento de acadêmicos indígenas matriculados nos cursos de graduação e pós-graduação da Unemat; proposição de diretrizes para políticas públicas voltadas para a formação de professores e profissionais indígenas; administração do Museu Indígena, dentre outros.

Os cursos de Ciências Matemática e da Natureza, Ciências Sociais, Língua, Artes e Literatura, Pedagogia Intercultural Indígena, atualmente vinculados à Diretoria de Gestão e Educação Indígena (Proeg), passam a vincular-se ao campus de Barra do Bugres.

A criação da Faculdade Indígena Intercultural), com incorporação de todas as ações relacionadas à Educação Superior Indígena, também atende a uma deliberação do 2º Congresso Universitário.

Modalidades diferenciadas

A Unemat oferece cursos diferenciados para a formação de professores indígenas desde 2001, quando teve início o 3º Grau Indígena. Com a necessidade de fortalecer as ações para a Educação Superior indígena em Mato Grosso, o projeto foi transformado no Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (Proesi). Posteriormente, em 2008, em Faculdade Indígena Intercultural. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114