Cuiabá | MT 08/05/2024
Educação
Sexta, 07 de julho de 2017, 16h06

Universidades públicas de Mato Grosso buscam atuações colaborativas


Gestores das três instituições públicas de ensino superior de Mato Grosso estão reunidos nesta sexta-feira (07) em Cuiabá para definir ações colaborativas que visem o desenvolvimento do Estado. Esse é o segundo encontro do Fórum Permanente das Instituições Públicas de Ensino Superior.

A reitora da Unemat, professora Ana Di Renzo, que sediou o primeiro encontro em 2015, ressalta a necessidade das universidades públicas atuarem de forma conjunta, unindo esforços e expertises para que a população seja a maior beneficiada. “Nesse sentido, as três universidades podem contribuir de forma significativa na proposição de políticas públicas estratégicas, definir pesquisas e atuações conjuntas tanto no ensino, como na extensão, como na pesquisa”, afirma.

O reitor do Instituto Federal de Mato Grosso, Willian de Paula, lembrou que a união das três universidades trará inúmeros benefícios para a comunidade, uma vez que as instituições poderão se unir e agregar os quadros de pessoal altamente qualificado, os programas de pós-graduação e as pesquisas que já são desenvolvidas, às vezes de forma isolada e que podem se unir e atuar de forma conjunta sem sobreposição das atuações.

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),professora Myrian Thereza de Moura Serra, agradeceu a oportunidade de sediar o segundo encontro do Fórum Permanente e destacou o quanto a gestão compartilhada entre as três instituições poderá resultar em melhorias para o desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Educação Superior no Estado de Mato Grosso.

A proposta do evento é a divulgação, ao final, de uma carta pública em que serão colocadas como as três universidades contribuem com o estado a partir das necessidades regionais. O IFMT será o próximo a sediar o encontro em 2018, mas até lá, grupos de trabalhos formados a partir das temáticas: Ensino, Pesquisa, Extensão e Relações Institucionais e Internacionais estarão atuando e trabalhando para que os resultados dessa cooperação mútua sejam apresentados no terceiro encontro.

Além dos três reitores, pró-reitores, assessores de comunicação, de relações institucionais e internacionais e de inovação participam do encontro e dos grupos de trabalho.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114