Cuiabá | MT 26/04/2024
Educação
Quarta, 30 de agosto de 2017, 09h32

Univag recebe Células Empreendedoras


Alunos e professores do Univag Centro Universitário participam da Maratona Células Empreendedoras, etapa Mato Grosso, que está sendo realizada no Campus. O evento teve início na manhã de terça-feira (29) e segue até 01 de setembro. O Programa Células Empreendedoras é voltado à educação empreendedora em universidades, entidades públicas, empresas e escolas técnicas, colaborando com a criação e desenvolvimento de ecossistemas de inovação e empreendedorismo. A Maratona e o Univag consideram a Educação Empreendedora como um conjunto de ações em que os alunos são orientados a expandirem suas próprias ideias desde os primeiros períodos dos cursos e não apenas numa disciplina isoladamente.

A Maratona é composta de 4 dias de atividades com capacitações, painéis, cases e palestras, além de práticas empreendedoras gamificadas, vivências, pesquisas de validação (dentro ou fora da instituição) e mentorias presenciais.

O Univag é a primeira instituição de ensino superior privada a receber o programa. "O Univag, ciente da importância da atitude empreendedora para os futuros profissionais em um cenário cada vez mais incerto, tem investido fortemente na promoção da cultura empreendedora no campus. Um trabalho que começou há seis anos, culminando hoje com o Centro de Empreendedorismo e Inovação Univag (Inovag), que promove a cultura empreendedora na instituição. Através dele, estamos realizando a Maratona de Células Empreendedoras, mais uma oportunidade para nossos alunos desenvolverem empreendedorismo e inovação" cita o Vice-reitor, professor Flávio Henrique Foguel.

A Células será dividida em quatro fases: Observatório: traz reflexões e práticas de autoconhecimento sobre "o que te traz brilhos nos olhos" (observatório sobre nós mesmos) e discussão dos problemas locais da cidade (observatório da cidade); Ideação: aborda implantação da metodologia do Design Thinking, além de despertar a criatividade gerando futuras ideias, através de mentorias, vivências e gamificações sobre os problemas levantados; Inovação: práticas de validação do mercado/produto/modelo de negócio e como preparar um pitch para investidores e; Expansão: prática de como atrair parceiros, investidores e recursos, através de aulas e painéis, além da apresentação (pitch) a uma banca de jurados formada por consultores e atores relevantes do ecossistema local e nacional. No total, 150 alunos e 50 professores (a) estão participando da maratona. Ao final três startups serão premiadas.

O Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Domingos Sávio, participou da cerimônia de abertura da Maratona. "Primeiro os professores passaram por uma formação em empreendedorismo e hoje os alunos iniciam a Maratona Células e eu garanto que ao final vocês terão uma experiência incrível, aproveitem. O Células Empreendedoras vem com ações voltadas ao desenvolvimento de jovens empreendedores, fundamentais para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação e empreendedorismo em Mato Grosso, que contará também com Parque Tecnológico, situado em Várzea Grande, no qual temos orgulho em ter o Univag como parceiro", ressalta o Secretário.

O mentor do Células Empreendedoras, professor doutor Genésio Gomes, destacou o Univag como referência e ressaltou que o projeto tem tudo para fluir e bater recorde na instituição. "Estou muito motivado, o Univag tem um grande potencial. Eu vejo o Univag como uma das grandes referências entre as instituições de ensino privadas do país, pela sua estratégia e prática em inovação e o empreendedorismo", destacou ele.

Células Empreendedoras

O Células Empreendedoras é um programa idealizado pelo professor-doutor Genésio Gomes da Cruz Neto, voltado para criação e desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora em universidades, empresas e escolas técnicas. O programa é referência em educação empreendedora em centros universitários, tendo já diversos prêmios conquistados, entre eles os de Educação Transformadora 2015 (da Rede Global do Empreendedorismo) e Educação Empreendedora Brasil 2012 (da Endeavor), além de ter resultados reconhecidos em projetos de estudantes ganhadores dos prêmios de entidades, como Santander Universidades Empreendedorismo, ImagineCUP, Brasil Criativo, Revista Forbes, Desafio Brasil, BlackBerry Jam, entre outros, e premiações locais, como melhor projeto de extensão/empreendedorismo nas instituições e eventos onde foi usada.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114