Cuiabá | MT 26/04/2024
Educação
Sábado, 23 de setembro de 2017, 12h39

Seduc implanta Núcleo de Qualidade de Vida para servidores em Juína


.

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) implantou o Núcleo de Qualidade de Vida no município de Juína (735 a noroeste de Cuiabá). Durante o lançamento, mais de 400 servidores foram atendidos com consultas, aulas experimentais e cursos.

A solenidade de inauguração foi realizada durante a 9ª edição da Caravana da Transformação, realizada no município entre os dias 18 e 24 de setembro, e contou com a presença do governador Pedro Taques e do secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marco Marrafon.

Durante o lançamento, os servidores puderam conhecer as vantagens do Clube Amigos da Educação, além de participar de atividades experimentais de psicologia, enfermagem, fisioterapia, educação física, estúdio funcional e aulas de hidroginástica. Todas essas atividades serão desenvolvidas pelo Núcleo no município. Também foi realizada a entrega de certificados e carteirinhas funcionais.

O governador Pedro Taques destacou que o bem-estar dos servidores é uma das principais prioridades do governo. “Não adianta reformar as 763 escolas estaduais porque a realidade da educação de MT não vai melhorar apenas com investimento em estrutura. Precisamos muito dos profissionais da educação para caminharmos juntos nesse desafio, mas também precisamos de qualidade de vida para esses servidores, porque isso melhora sua atuação em sala de aula".

Conforme Marrafon, o núcleo é de extrema importância para o ensino e também para o desenvolvimento de atividades para os educadores. “Nós estivemos nesta região no começo do ano, fazendo um debate sobre a melhoria da qualidade de ensino e fizemos um compromisso de implantar um programa de qualidade de vida, que pudesse beneficiar os profissionais, realizando cursos de formação e dando apoio à melhoria da saúde. Tudo isso está sendo concretizado hoje”, frisou.

O professor de língua inglesa, César Vicente da Costa, há 20 anos na rede estadual, ressaltou que o projeto vai impactar positivamente na vida dele e dos colegas. “A hidroginástica, por exemplo, será muito boa para mim, que tenho problemas de joelho”.

Odair José Tomaz, professor de Geografia, elogiou a proposta que atende antigos anseios da categoria e já pede que o número de vagas e atividades seja ampliado ainda mais. “O professor hoje, que lida com adolescentes e o público jovem, se desgasta muito emocionalmente e nós não temos o hábito do exercício físico, então para nós o programa é uma abertura muito boa”.

O secretário afirmou que o Programa também será responsável por melhorar o apoio aos educadores. “Estamos implantando um núcleo com uma profissional específica para orientar os servidores – e também temos uma equipe que irá visitar todos os polos com cursos de autoestima, buscando apoio psicológico e de saúde”.

Amigos da Educação

O Clube Amigos da Educação é uma rede de serviços com uma série de parcerias com empresários da Capital e do interior para que os educadores possam receber descontos no comércio e em serviços. “Por meio das carteirinhas, os educadores da rede terão direito a meia entrada em shows, cinemas, teatros e atividades culturais. Também poderão ser utilizadas para o acesso ao clube. Tudo isto sem onerar os cofres públicos, pois a maior parte do programa é resultado de parcerias”, informou o secretário-adjunto de Políticas de Pessoal de Educação, Édiulen Jesus de Arruda Leite.

O programa de qualidade de vida faz parte do Pró-Escolas, lançado em março deste ano, que prevê o maior investimento da história da educação de Mato Grosso. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114