Cuiabá | MT 26/04/2024
Educação
Sexta, 28 de setembro de 2018, 07h32

Grupo Jus-Clima integra rede de pesquisa da Costa Rica


O grupo de pesquisa Jus-Clima, vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (FD/UFMT), passou a integrar, desde agosto, o Grupo de Pesquisa de Desenvolvimento Social e Sustentabilidade Sócio-Ambiental (GPDS), da Universidade de Costa Rica (UCR), sob coordenação do professor Carlos Peralta naquele país. O propósito do GPDS consiste em desenvolver ações e produção de conhecimento inclusivo em prol da consolidação de uma cidadania ecológica.

Conforme o coordenador do Jus-Clima, professor Patryck Ayala, a parceria foi estruturada na forma de convênio bilateral apresentado e aprovado perante a instituição da América Central. “O acordo abrange organização de eventos em conjunto, além de possibilitar a mobilidade de pesquisadores e estudantes, além da produção científica por meio de publicações em periódicos brasileiros e estrangeiros, como também obras coordenadas pelos dois grupos, consolidando a internacionalização tanto na UFMT quanto na área de Direito Ambiental. A primeira ação decorrente da parceria acontece em outubro, com a participação de um professor e três mestrandos do Programa de Pós-Graduação no curso de verão em Direito Ambiental, ofertado pelo GPDS”, explica.

Outros núcleos brasileiros também integram o GPDS, como o Grupo de Pesquisa Direito Ambiental na Sociedade de Risco (GPDA), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o Grupo de Estudos em Meio Ambiente e Direito (Gemadi), da Universidade Federal Fluminense (UFF), e o instituto “O Direito por um Planeta Verde”. Conforme o grupo costarriquenho, o Brasil conta com ampla expertise no desenvolvimento de pesquisas sócio-ambientais.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114