Cuiabá | MT 02/05/2024
Educação
Terça, 28 de maio de 2019, 11h32

Reitora participa de ato em defesa da educação promovido pela OAB e Conjuvmt


A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Myrian Serra, participou nesta segunda-feira (27) de ato público em defesa da Educação realizado pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB-MT) e o Conselho Estadual de Juventude (Conjuv). O ato aconteceu no auditório da OAB-MT e foi marcado pela entrega de uma carta recomendatória em que os cortes da educação foram repudiados.

.


Durante o evento, a professora Myrian Serra reafirmou o uso do termo “corte”, explicando que, diferente do que ocorreu em gestões anteriores, ainda não há uma expectativa do cumprimento do orçamento total aprovado até o final do ano. “Foram retirados no nosso orçamento R$34 milhões, então não temos mais planos A, B, C ou D na universidade. O único plano é a reversão dos cortes na educação superior, infantil e técnica”, afirmou.
“Nesse sentido, como temos a compreensão de que o corte foi um ato político, acreditamos que sua reversão também será por via política, então fazemos o convite para todos, dia 30 de maio, irmos às ruas em defesa da educação pública”, completou a reitora.
O presidente da OAB-MT, Leonardo Campos, disse ser inconcebível o corte de verbas da educação em um momento de crise, uma vez que são esses os investimentos que garantem que as nações se destaquem. “É por meio da educação que se desenvolvem os países e que temos a efetivação plena do estado de direitos, da democracia e da cidadania”, acrescentou.
A presidente do Conjuv, Thais Brasíl, apresentou alguns dados sobre os impactos do corte e defendeu a UFMT, instituição em que se formou. “Foi lá que eu aprendi não apenas as questões relativas à lei e a constituição e tudo que o curso de direito nos ensina, mas também a ser mais humana, a lidar com o próximo e a vivenciar e lutar pela realidade do nosso país”, contou. A advogada também chamou a atenção para o orçamento da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que teve redução no repasse federal.
Presente no evento, Valmir Júnior, Secretário Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFMT e estudante de Geologia, comentou sobre a reação dos discentes diante da atual situação. “A gente vê com muita preocupação, porque afeta diretamente o funcionamento da universidade. Dia 30 vamos novamente às ruas e dizer a este governo que a gente quer a recomposição do orçamento.”
O evento também teve a participação dos deputados federais Emanuel Pinheiro Neto e Leonardo Albuquerque e do deputado estadual Lúdio Cabral, que discursaram em defesa da Educação pública do estado. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114