Cuiabá | MT 06/05/2024
Educação
Sábado, 12 de dezembro de 2020, 03h31

Ministério da Educação participa da SNCT com estande


O Ministério da Educação (MEC) participa da 17ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF). O MEC é um dos patrocinadores do evento ao lado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que é o responsável pela organização da SNCT.

Atualmente, os programas de alfabetização do MEC exploram as possibilidades tecnológicas para desenvolvimento de iniciativas que utilizam, por exemplo, a inteligência artificial, a gamificação e o e-learning empresarial. O objetivo da pasta é desenvolver o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem, a integração de disciplinas e as metodologias ativas para que os estudantes possam atuar como agentes transformadores.

Alfabetização

O MEC lançou, no final de novembro, o jogo virtual gratuito Graphogame, que tem como foco o auxílio de estudantes da pré-escola e dos anos iniciais do ensino fundamental a aprender a ler as primeiras letras, sílabas e palavras, com sons e instruções em português brasileiro. A iniciativa faz parte do Programa Tempo de Aprender, que fez a adaptação do jogo finlandês ao português por meio do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (InsCer). Existe no estande uma TV com o jogo para que crianças possam conhecer o Aplicativo que é gratuito.

Outra iniciativa do MEC na área de alfabetização que está no estande é o Programa Conta pra Mim, que promove práticas de literacia familiar e ajudam a desenvolver nas crianças habilidades fundamentais para apoio do processo de aprendizagem. A iniciativa oferece, em formato digital gratuitamente no portal do MEC, os seguintes materiais: Guia de Literacia Familiar em formato PDF; 40 vídeos de orientação sobre literacia familiar; divulgação de dicas pelas redes sociais; séries de histórias narradas “Era uma vez”, disponíveis em canais de música on-line; coleção Conta pra Mim, com dez canções populares interprestadas por Toquinho, que também narra 20 vídeos de histórias infantis.

Educação Profissional e Tecnológica

Outro objetivo do MEC no evento é mobilizar crianças, jovens e famílias em ações de ciência e tecnologia. A pasta apresenta, em parceria com o Instituto Federal Goiano, projetos multidisciplinares e integradores de atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Os visitantes do estande vão encontrar tecnologias baseadas na inteligência artificial e na “internet das coisas” para o agronegócio, sensores para monitoramento de clima e respostas de plantas a fatores de estresses do ambiente, sistema automatizado de produção de peixes e hortaliças e de produção de compostos naturais em plantas in vitro, entre outros.

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Wandemberg Venceslau, explica que a SNCT é uma ótima oportunidade para que a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica apresente alguns dos projetos desenvolvidos pelos Institutos Federais, no âmbito da educação profissional. “Principalmente na área de extensão e pesquisa aplicada, onde temos projetos com o uso eficiente de energia, também na área de tecnologia de alimentos, processos automatizados e outras ações no campo da agricultura, indústria e serviços”, informou o secretário.

Ainda segundo ele, a apresentação de projetos inovadores, multidisciplinares e integradores de atividades de ensino pesquisa e desenvolvimento tecnológico, realizados pela rede, demonstram o alcance e o envolvimento dos mais de 1 milhão de alunos que integram toda a Rede Federal. “E essas ações são desenvolvidas em ambientes propícios à transferência do conhecimento, nos quais os Institutos Federais realizam tanto a oferta de cursos técnicos, mas também cursos de graduação e pós-graduação, possibilitando que os discentes estejam presentes em um ambiente de transferência de conhecimento, que considere tanto a educação de nível médio quanto a educação superior e a pós-graduação, na mesma instituição, e muitas vezes no mesmo campus”, analisou Wandemberg.

Pesquisas Aplicadas

O Instituto Federal Goiano, em uma comitiva de 35 pesquisadores, entre estudantes e professores, trouxe para a SNCT diversos cases, protótipos, trabalhos e resultados de pesquisa nas áreas de tecnologias para o agro, indústria de alimentos, energias renováveis e eficiência energética, biotecnologia, saneamento ambiental, e na área da saúde. No entanto, para além das tecnologias, “quem quiser aprender um pouco mais sobre a fauna nativa também vai encontrar no estande amostras de animais do cerrado brasileiro conservados in vitro. Na área da acessibilidade do estande existem informações sobre o programa cão-guia. “O projeto tem o objetivo de formar novos treinadores e instrutores de cães-guia, bem como treinar e fornecer os animais como ferramenta de inclusão para pessoas cegas ou com baixa visão”, explicou o pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IF Goiano, Alan Carlos da Costa. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114