Polícia Civil, Funai e Ibama deflagram operação contra desmatamento ilegal em reservas indígenas

Polícia Civil - MT

publicidade

A Polícia Civil de Mato Grosso, em ação conjunta com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou, nesta quinta-feira (30.10), uma operação contra o desmatamento ilegal em terras indígenas na região de Comodoro.

A ação conjunta busca combater a extração ilegal de madeira em terras indígenas protegidas por lei e inutilizar maquinários usados no corte, na retirada e no carregamento de caminhões responsáveis pelo transporte ilegal do material extraído.

Durante as ações, as equipes inutilizaram três tratores e três carretas de grande porte, todos utilizados na extração e na logística da madeira retirada ilegalmente do território indígena.

“No local, também foi constatado o desmatamento e a exploração de madeira de lei já serrada, o que indica a existência de uma estrutura montada para o beneficiamento do material no interior da própria terra indígena”, afirmou o delegado Ricardo Sarto.

Segundo Sarto, o avanço do desmatamento na região tem sido tão expressivo que os satélites governamentais já identificam o ponto como área de degradação ambiental e de intensa exploração ilegal de madeira.

Leia Também:  Investigação da Polícia Civil resulta em condenação dos quatro envolvidos na morte de sargento da PM

“A operação continua em andamento, com foco em interromper as atividades criminosas, identificar os responsáveis e reforçar a proteção das terras indígenas e do meio ambiente”, completou o delegado.

Fonte: Policia Civil MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade