Integridade Itinerante amplia articulação institucional e dissemina boas práticas no Rio Grande do Sul

Programação incluiu fórum, reuniões técnicas e debates sobre conflitos de interesse e prevenção ao assédio. Foto: Divulgação CGU

publicidade

A Controladoria-Geral da União (CGU), através da Secretaria de Integridade Pública (SIP) promoveu, nos dias 27 e 28 de abril, em Porto Alegre (RS), o projeto “Integridade Itinerante”, com uma série de atividades voltadas ao fortalecimento da integridade pública no estado. Com foco na articulação entre instituições, prevenção de irregularidades e promoção de uma cultura ética, a agenda reuniu servidores públicos, especialistas e representantes de universidades em torno de debates estratégicos para a administração pública.

“A visita foi uma oportunidade única, não apenas por permitir explicar as diretrizes da CGU sobre integridade pública, mas também por possibilitar a compreensão sobre os desafios locais de implementação e a construção de soluções conjuntas para superação desses desafios”, disse a secretária de Integridade Pública, Patricia Alvares.

“O Integridade Itinerante é uma excelente iniciativa que possibilita, de forma prática e efetiva, a aproximação, a interação e a integração entre a SIP e as regionais”, destacou o superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Rio Grande do Sul, Dávison Wisniewski de Souza.

A programação teve início na tarde do dia 27, na sede da regional da CGU, com uma apresentação para os servidores com o tema “Integridade pública: coordenação, cooperação e confiança”. O encontro destacou a importância da atuação integrada entre diferentes áreas para garantir maior efetividade nas políticas de integridade. Na sequência, uma conversa com o Núcleo de Ações de Ouvidoria e Prevenção da Corrupção (NAOP-RS) permitiu alinhar estratégias locais e ouvir demandas específicas da região.

Leia Também:  Pé-de-Meia: confira tutorial para pais autorizarem uso da conta

“Essa foi uma atividade muito importante para o NAOP, pois divulga os trabalhos que realizamos para os demais colegas da regional que trabalham nos Núcleos de Ações de Controle (NACs) e Núcleos de Ações Especiais (NAE) e apresenta uma forma integrada de olhar as ações da CGU”, observou a chefe do NAOP local, Fernanda Wottrich.

No dia 28, o destaque foi o Fórum de Integridade Pública do Rio Grande do Sul, que reuniu autoridades e especialistas para discutir desafios e soluções na área de integridade. A abertura contou com a participação da secretária Patricia Alvares, que enfatizou o papel da integridade como base para a construção da confiança entre Estado e sociedade e formas de como estabelecer políticas de prevenção ao assédio nas instituições. O evento também teve a presença do coordenador-geral de Promoção de Integridade para Estados e Municípios da CGU, José Rui Moreira Reis, que discorreu sobre situações de conflito de interesses.

Ao longo da manhã, os painéis abordaram temas centrais para a agenda de integridade. A palestra de abertura reforçou a necessidade de coordenação entre órgãos e níveis de governo, destacando que a cooperação institucional é essencial para consolidar políticas públicas eficazes. Em seguida, foram discutidos os conflitos de interesses na relação entre público e privado, com ênfase em ferramentas de prevenção como e-agendas e mecanismos de transparência. O enfrentamento ao assédio no setor público também ganhou espaço, com foco na criação de estruturas de governança capazes de prevenir, acolher denúncias e promover ambientes de trabalho seguros.

Leia Também:  Mais um recorde! No primeiro semestre, turistas internacionais contribuem com R$ 23 bi na economia brasileira

No período da tarde, o fórum abriu espaço para conversas com Unidades Setoriais de Integridade, como a Universidade Federal do Pampa e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para uma troca de experiências, evidenciando práticas inovadoras e desafios enfrentados na implementação de programas de integridade. Os representantes das instituições compartilharam trajetórias institucionais, destacando avanços na construção de políticas internas, dificuldades na consolidação de uma cultura ética e estratégias para engajar servidores e gestores.

As apresentações mostraram que, apesar das diferenças estruturais, há um esforço comum em fortalecer mecanismos de transparência, controle e participação social. Temas como mensuração da confiança nas instituições, processos coletivos de construção da integridade e gestão em estruturas multicampi enriqueceram o debate.

O evento foi encerrado com um espaço de escuta ativa e diálogo aberto, permitindo a interação entre os participantes e a construção conjunta de caminhos para o aprimoramento das políticas de integridade. A iniciativa reforça o compromisso da CGU em promover a integridade pública como elemento essencial para uma gestão mais eficiente, transparente e alinhada às demandas da sociedade.

Fonte: Controladoria-Geral da União

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade