Governo do Brasil realiza nova operação de acolhimento a 52 brasileiros repatriados dos Estados Unidos

(Foto: João Macedo/MDHC)

publicidade

O Governo do Brasil realizou, nessa quarta-feira (20), mais uma operação de acolhimento humanitário para brasileiros repatriados dos Estados Unidos. A ação foi coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com outros órgãos federais, dentro das diretrizes do programa Aqui é Brasil.

O voo chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), por volta das 19h30, com 52 brasileiros a bordo. No local, as equipes organizaram uma estrutura de atendimento para garantir recepção digna e humanizada aos brasileiros. Os passageiros receberam alimentação, kits de higiene, atendimento de saúde, apoio psicossocial e orientações para o retorno às cidades de origem.

A coordenadora local da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no programa Aqui é Brasil destacou o trabalho integrado. “Todas essas pessoas foram recebidas com muito acolhimento pela nossa equipe interdisciplinar. E as pessoas sentem: uma das nossas beneficiárias, hoje, veio nos agradecer e falar que sente como se esse processo tivesse sido um abraço para ela”, relatou.

Ela também explicou que os repatriados contam com acompanhamento contínuo após o desembarque. “Temos, para acompanhá-los no hotel para onde eles vão após a chegada, uma equipe de proteção que poderá fazer atendimentos e escutá-los antes de ser comprada a passagem para os seus destinos finais”, afirmou.

Perfil

Dos 52 brasileiros que chegaram neste voo, 45 eram homens e sete eram mulheres. Dentre eles, foram identificadas seis pessoas em dois núcleos familiares, enquanto 42 homens e quatro mulheres viajavam desacompanhados.

Leia Também:  MEC reabre preenchimento do Diagnóstico das Escolas 2024

Entre os repatriados, havia uma criança na faixa etária de 5 a 9 anos, duas entre 10 e 14 anos, 17 pessoas de 18 a 29 anos, 19 pessoas de 30 a 39 anos, oito de 40 a 49 anos e cinco de 50 a 59 anos. Não houve registro de pessoas idosas na operação. A média de idade dos passageiros foi de 32 anos.

Aqui é Brasil

A operação do Aqui é Brasil, programa de acolhimento humanitário coordenado pelo MDHC, contou com a participação de representantes dos ministérios das Relações Exteriores (MRE), da Saúde (MS), da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), além da Polícia Federal (PF), Defensoria Pública da União (DPU), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da OIM.

Para mais informações, acesse: Aqui é Brasil

A iniciativa tem como foco garantir assistência emergencial e acompanhamento continuado, assegurando acesso a serviços essenciais e a proteção da dignidade e dos direitos humanos de todos os brasileiros atendidos.

Como parte do compromisso com a transparência e o aprimoramento das políticas públicas, o MDHC e a OIM disponibilizam um painel público de indicadores, com informações demográficas das pessoas atendidas, preservando suas identidades. A ferramenta amplia o acesso da sociedade a dados atualizados sobre as operações, fortalecendo o controle social e a formulação de políticas baseadas em evidências.

Também está em funcionamento o Centro de Referência em Direitos Humanos para Pessoas Repatriadas e Migrantes (CREDH-RM), instalado no 1º piso do Terminal de Passageiros 1 (nível superior ao Check-in 1) do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG). O espaço oferece atendimento interdisciplinar em direitos humanos, realizado por equipe técnica especializada, com foco na qualificação da escuta, na identificação adequada das demandas e na promoção da cidadania.

Leia Também:  Brasil alcança 70% da meta anual de turistas internacionais nos cinco primeiros meses de 2025

Operações anteriores

Desde sua criação, em 2025, o programa Aqui é Brasil já contabiliza 54 operações realizadas, possibilitando o retorno de mais de 4,2 mil brasileiros em situação de vulnerabilidade, majoritariamente oriundos dos Estados Unidos. A iniciativa busca assegurar assistência integral desde o desembarque no país, com garantia de direitos e articulação entre diferentes órgãos públicos e entidades parceiras.

Em 2026, as ações seguem em ritmo contínuo, com operações registradas nos dias 7, 14 e 30 de janeiro; 5, 11, 16 e 28 de fevereiro; 6, 11, 18 e 26 de março; 2, 8, 15 e 29 de abril; e 6, 13 e 20 de maio, reforçando o compromisso permanente do Estado brasileiro com a recepção humanizada e a proteção de seus cidadãos no processo de retorno ao país.

Para dúvidas e mais informações: /(61) 99168-9789

Leia também:

Congresso em Brasília debate estratégias de proteção à infância e à adolescência no âmbito da tecnologia social, inovação e pesquisa

Texto: J.C.

Edição: F.T.

Atendimento exclusivo à imprensa:

[email protected]

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.

Fonte: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade