Ação LGBTQIA+ Cidadania nos Territórios fortalece articulação institucional em agendas realizadas em São Paulo

(Foto: Divulgação)

publicidade

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Entre os dias 14 e 19 de maio, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ (SLGBTQIA+), realizou uma série de agendas em municípios do Estado de São Paulo, da capital ao interior.

Os compromissos integraram o “LGBTQIA+ Cidadania nos Territórios”, ação voltada ao fortalecimento da Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ e ao contato direto com a população impactada pela iniciativa.

Ao avaliar os resultados da itinerância, a secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, destacou a importância da iniciativa para dar visibilidade às ações do governo do Brasil e estimular estados e municípios a aderirem às políticas públicas desenvolvidas pela pasta. “O saldo foi positivo. Nos conectamos com vários públicos no intuito de constituir uma grande rede, e isso fez jus à grandiosidade das políticas que desenvolvemos no âmbito da Secretaria Nacional”.

A programação teve início na capital paulista, em 14 de maio, com visita ao Centro de Acolhida e Cultura LGBTQIA+ Casa 1, uma das instituições contempladas pelo programa Acolher+, desenvolvido pelo MDHC para fortalecer equipamentos de proteção, cuidado e promoção de direitos destinados a pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade.

Diadema

Em Diadema, na região metropolitana de São Paulo, a comitiva do MDHC realizou, em 15 de maio, uma visita técnica ao Ambulatório DiaTrans, onde dialogou com profissionais da saúde sobre os desafios enfrentados para a efetivação do atendimento integral à população trans e travesti no Sistema Único de Saúde (SUS). No município, também foi realizada, na Câmara Municipal, uma reunião com vereadores para discutir estratégias de fortalecimento das políticas públicas voltadas à população LGBTQIA+.

Leia Também:  Em reunião na Conmebol, governo brasileiro pede mais rigor no enfrentamento ao racismo

Santo André

Na cidade de Santo André, na mesma data, a agenda institucional reuniu representantes da prefeitura para debater ações de promoção da cidadania e garantia de direitos. Durante a atividade, o secretário de Relações Públicas e Internacionais da localidade, Ivo de Lima, formalizou a solicitação de adesão à Política Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+. O gesto reforçou o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas integradas e articuladas com o governo do Brasil.

O cronograma também incluiu a participação do MDHC no lançamento do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional. A ação foi fruto da parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Casarão Brasil, contemplado pelo Acolher+ e um dos 20 selecionados no Prêmio Casas da Cidadania LGBTQIA+, lançado neste ano.

Sorocaba

Em Sorocaba, na segunda-feira (18), a SLGBTQIA+ participou de encontro com vereadores da cidade e de Votorantim, organizadores da Parada LGBTQIA+ local, além de representantes sindicais e regionais. A interação teve como foco o fortalecimento da participação social e a construção de estratégias de promoção da cidadania LGBTQIA+ nos territórios.

Leia Também:  Governo Federal, por meio da CGU, inicia auditoria no programa Seguro-defeso

Ainda no município, foi realizada uma reunião com a Coordenadoria da Diversidade Sexual e de Gênero, vinculada à Secretaria da Cidadania (Secid). Na ocasião, os participantes discutiram caminhos para a implementação e o fortalecimento da PNLGBTQIA+ na cidade.

Encerrando as atividades, a secretária nacional Symmy Larrat integrou o 2º Fórum de Saúde Mental de Limeira, na terça-feira (19). O encontro debateu os desafios da área para pessoas LGBTQIA+, especialmente diante de contextos de violência, discriminação e exclusão social, reforçando a importância da articulação intersetorial entre saúde, assistência social e direitos humanos. Além disso, participou de reunião com a Associação da Parada LGBT de Limeira e do Lançamento do Coletivo Estadual LGBTIA+ da Federação dos Servidores Públicos Municipais (FEAM-SP).

Leia também:

Congresso em Brasília debate estratégias de proteção à infância e à adolescência no âmbito da tecnologia social, inovação e pesquisa

Texto: R.B.

Edição: G.O.

Atendimento exclusivo à imprensa:

[email protected]

Assessoria de Comunicação Social do MDHC

(61) 2027-3538

Acesse o canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania no WhatsApp.

Fonte: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade