Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal/ONU) lançam, no dia 9 de junho, o Programa de Impulso à Bioeconomia e à Economia Circular. O edital, inédito em língua portuguesa, vai oferecer assistência técnica a projetos de articulação produtiva no Brasil para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e de mercado. Interessados em participar do webinar de lançamento já podem se inscrever gratuitamente neste link.
O evento virtual ocorrerá das 10h às 12h30. O projeto busca fortalecer as iniciativas de articulação produtiva do País por meio de capacitação e consultoria especializada em bioeconomia e economia circular, permitindo que os arranjos desenvolvam estratégias concretas e um plano de ação robusto orientado para o fortalecimento de sua proposta de valor.
O Secretário Nacional Substituto de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Edgar Caetano, comemora a parceria e os frutos que o projeto pode entregar. “ É uma conexão que fortalece trocas, cria oportunidades e impulsiona novas estratégias colaborativas para o futuro. Nós selecionaremos os projetos, que serão apoiados por consultores. Esse é um edital que tem um viés super prático”, explica Edgar.
O chefe de gabinete da SDR, Lucas Miotti, celebra a realização do edital, fruto de negociações do Ministério com a Cepal. “Desde o ano passado estamos em tratativas com a Cepal para construir cada vez mais uma conexão entre a cooperação interacional e a promoção dos nossos arranjos produtivos locais”, afirma.
A iniciativa, além de contar com a parceria do MIDR e da Cepal, é executado em conjunto com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) e financiado pelo Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).
A inscrição para o webinar é gratuita e deve ser realizada de forma antecipada. Assim que o cadastro for registrado, o participante receberá por e-mail o convite com o link de acesso à transmissão.
Cepal
Dados de mais de 70 polos das Rotas de Integração Nacional do MIDR integram a plataforma da Cepal. O sistema reúne informações de 300 arranjos produtivos espalhados por 13 países da América Latina, funcionando como uma rede para promover cursos de formação de gestores, intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de projetos conjuntos no continente.
Para conhecer a Plataforma e as iniciativas territoriais, acesse aqui.
Outras notícias
Selecionados vencedores de concurso para desenvolvimento do estado
Conheça a rota das águas que transformam o Nordeste
MIDR reconhece a situação de emergência em oito cidades afetadas por desastres
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional























