Governo do Brasil na Rua amplia acesso a direitos e leva atendimento humanizado à população de São Luís

publicidade

São Luís (MA) recebeu, nesta quinta-feira (11), mais uma edição do programa Governo do Brasil na Rua, iniciativa coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência da República (SGPR) que leva serviços públicos diretamente aos territórios e amplia o acesso da população às políticas públicas federais. A ação reuniu mais de 11 ministérios, órgãos do Governo do Brasil, bancos públicos e instituições parceiras em uma grande mobilização de cidadania, inclusão social e participação popular.

A cerimônia de abertura contou com a presença da secretária nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Izadora Ribeiro, do secretário-executivo adjunto da SGPR, Roberto Lemos, além de representantes dos ministérios participantes, órgãos federais, instituições parceiras e autoridades locais.

Durante a abertura, as autoridades destacaram a importância de aproximar o Estado da população e garantir que os serviços públicos cheguem a quem mais precisa. A iniciativa fortalece o exercício da cidadania e amplia o acesso da população às políticas públicas federais.

Atendimento humanizado marca o início das atividades

Antes mesmo da abertura dos portões, uma das cenas que mais chamou a atenção foi o acolhimento realizado pelas equipes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Servidores atenderam idosos, pessoas com deficiência e trabalhadores que buscavam orientações e serviços previdenciários, em uma demonstração do caráter humanizado que marca o programa.

A ação permite que cidadãos tenham acesso a serviços que, muitas vezes, exigem deslocamentos e agendamentos prévios. Com a oferta dos atendimentos diretamente nos territórios, o Governo Federal reduz barreiras e facilita o acesso da população aos seus direitos.

Entre os atendidos estava Regina Borba, de 59 anos, designer, diagnosticada com fibromialgia. Ela relatou que aguardava havia cerca de um ano pela realização da perícia médica e enfrentava dificuldades para acessar os serviços previdenciários pelos canais convencionais.

Leia Também:  Planejamento energético: entenda as diferenças entre o PDE 2035 e o PNE 2055

Segundo Regina, as tentativas de atendimento eram prejudicadas pela instabilidade dos sistemas e pela dificuldade de concluir o processo. No Governo do Brasil na Rua, ela conseguiu realizar a perícia e avançar no atendimento de sua demanda.

“O atendimento foi eficiente. Fui direcionada para todos os setores certos e não imaginava que, dentro de todo esse processo, seria atendida tão rapidamente. Estou saindo com a perícia realizada. Estou muito feliz por esse atendimento e por toda a atenção que recebi”, afirmou.

Serviços federais reunidos em um único espaço

Ao longo do dia, a população teve acesso a diversos serviços públicos oferecidos pelo Governo Federal e parceiros. Entre os atendimentos mais procurados estiveram os relacionados ao Desenrola Brasil, às orientações sobre o Vale Gás, aos serviços do INSS, à regularização da conta Gov.br, aos atendimentos dos Correios, além dos serviços prestados pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e instituições de apoio ao empreendedorismo.

Entre os beneficiados pela ação estava Itan Soares, de 37 anos, que procurou o atendimento do Banco do Brasil para renegociar uma dívida de cartão de crédito. Com a negociação concluída, ele destacou a importância da iniciativa para a organização financeira dos cidadãos.

“Vim ao Governo do Brasil na Rua para negociar uma dívida do cartão de crédito junto ao Banco do Brasil e consegui resolver minha situação. Recebi condições que vão me permitir reorganizar minhas finanças e voltar a ter acesso ao crédito. Essa iniciativa faz toda a diferença porque leva os serviços para mais perto da população, com menos burocracia e mais agilidade no atendimento. Muitas pessoas têm dificuldade de ir até uma agência ou resolver suas pendências sozinhas, e aqui encontram orientação e acolhimento. É uma ação que deveria chegar a cada vez mais cidades, porque ajuda o cidadão a organizar sua vida e acessar seus direitos”, relatou.

Leia Também:  AGU garante ressarcimento ao INSS em caso de feminicídio

A integração dos órgãos em um único espaço permitiu que a população resolvesse diferentes demandas de forma rápida e gratuita, fortalecendo o acesso a direitos e ampliando o alcance das políticas públicas federais.

A secretária nacional de Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República, Izadora Ribeiro, ressaltou o impacto da iniciativa. “A experiência de estar no território e acompanhar de perto a entrega das políticas públicas é extremamente significativa. Ver a transformação acontecer em tempo real, com pessoas tendo acesso a direitos e serviços que aguardavam há muito tempo, demonstra a importância de iniciativas como o Governo do Brasil na Rua. Já nas primeiras horas de atendimento, tivemos benefícios concedidos, orientações realizadas e cidadãos encontrando soluções para demandas que impactam diretamente suas vidas. O Desenrola, os serviços do INSS e as demais ações presentes aqui levam mais tranquilidade, dignidade e cidadania para a população. Esse é o compromisso do presidente Lula: estar presente nos territórios, ouvir as pessoas e garantir que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa. São Luís recebe hoje não apenas serviços, mas uma demonstração concreta do cuidado e da presença do Governo Federal na vida da população”, destacou.

Coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, o Governo do Brasil na Rua percorre diferentes estados brasileiros com o objetivo de ampliar o acesso às políticas públicas, fortalecer a participação social e aproximar os serviços federais da população, especialmente dos segmentos que enfrentam maiores dificuldades para acessar seus direitos.

Fonte: Secretaria-Geral

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade