Acesso à banda larga fixa cresceu 2,7% em dezembro de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo Anatel

Foto: Canva

publicidade

O número de acessos à banda larga fixa cresceu 2,7% ao se compararem os dados de dezembro de 2025 com o mesmo período do ano anterior. Segundo o painel da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações e atualizado no fim de janeiro, foram registrados 53,9 milhões de acessos, frente a 52,5 milhões em 2024.

De acordo com a Anatel, a fibra óptica já responde por cerca de 79% de todas as conexões de banda larga fixa no país, consolidando-se como a principal tecnologia de acesso à internet no Brasil.

O painel também aponta crescimento no acesso à telefonia móvel: foram 270,2 milhões de acessos em 2025, contra 263,4 milhões em 2024.

Por outro lado, o acesso à telefonia fixa apresentou queda. Em dezembro de 2024, foram registrados 23 milhões de acessos, número que caiu para 20,1 milhões em 2025. A mesma redução é observada no acesso à TV por assinatura: enquanto em 2024 foram 9,3 milhões de acessos, em 2025 o total foi de 7,6 milhões.

Leia Também:  AGU garante obras de recuperação da rodovia Manaus-Porto Velho

Conforme já apontado no Relatório de Monitoramento da Competição da Anatel, a TV por assinatura tradicional segue em queda, sendo substituída por serviços de streaming, que já representam cerca de 90% das assinaturas de conteúdo audiovisual. Na mesma direção, os serviços de voz migraram para aplicativos OTT, consolidando pacotes centrados no uso intensivo de dados.

Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: [email protected] | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628

Fonte: Ministério das Comunicações

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade