Arquivo Público representa MT em programa de memória da Unesco com acervo sobre a Guerra do Paraguai

Crédito - Mayke Toscano/Secom-MT

publicidade

O Arquivo Público de Mato Grosso, vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), recebeu reconhecimento internacional pelo acervo “Repertório Guerra ao Paraguai”, que passa a integrar o Registro Regional da Memória do Mundo da América Latina e Caribe, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Entre os 29 acervos selecionados pelo Comitê Regional para a América Latina e o Caribe do Programa Memória do Mundo (MoWLAC), sete são brasileiros, evidenciando a diversidade e a relevância do patrimônio documental preservado em arquivos, bibliotecas, museus e centros de pesquisa do país.

A decisão ocorreu durante a XXV Reunião do Comitê Regional, realizada em Lima e Cusco, no Peru. Ao todo, 71 candidaturas de 15 países foram avaliadas pelos especialistas do programa.

Criado em 1992, o Programa Memória do Mundo tem como missão promover a preservação e o acesso ao patrimônio documental da humanidade. No âmbito regional, o MoWLAC destaca acervos que contribuem para a identidade e a memória coletiva dos países latino-americanos e caribenhos.

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Basílio Bezerra, o reconhecimento internacional reafirma o papel estratégico do Arquivo Público. Ele lembra que o acervo está instalado em um edifício histórico, construído em 1941, em estilo Art Déco, totalmente restaurado e entregue pelo Governo de Mato Grosso em maio de 2024. “Ser escolhido para representar o Brasil demonstra a grande relevância do nosso Arquivo para a história do País. Esse reconhecimento reforça o excelente trabalho realizado ao longo dos anos e consolida o acervo como patrimônio essencial de Mato Grosso”, afirmou.

Leia Também:  Seciteci realiza 4ª edição do Cidades Inovadoras e lança prêmio com presença da ministra da Ciência em Cuiabá

O acervo mato-grossense aborda a Guerra ao Paraguai (1864-1870), maior conflito armado internacional da América Latina. A coleção adota o termo “Guerra ao Paraguai” para indicar equilíbrio de responsabilidades entre os países envolvidos: Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai. Este é o segundo acervo do Arquivo Público de Mato Grosso reconhecido pelo Programa Memória do Mundo da Unesco. O primeiro foi inscrito no Registro Nacional em 2018 e tem o tema “Documentação dos Fortes do século XVII”.

Para a superintendente do Arquivo Público, Vanda Silva, o reconhecimento reforça o compromisso do Estado com a preservação histórica. “Ser escolhido, mais uma vez, é motivo de alegria. Mostra que o trabalho de preservação realizado pelo Arquivo está no caminho certo. Ver Mato Grosso sendo valorizado nacional e regionalmente comprova a importância do Arquivo Público para o nosso Estado”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide