Atividades do Ministério da Cultura mobilizam mais de 520 gestores no PARCOM 2026

Foto: Giba/ASCOM

publicidade

O Ministério da Cultura (MinC) participou ativamente do XI Fórum Nacional da Rede de Parcerias, Transferências e Compras Públicas (PARCOM 2026). Realizado entre os dias 9 e 11 de junho, em Brasília, o  evento reuniu gestores de todo o país com o objetivo de integrar as áreas de transferências, compras, gestão e obras da administração pública.

Durante os três dias de evento, o MinC levou informação, suporte técnico e oficinas de formação para ajudar os municípios a executarem as políticas culturais com mais eficiência e transparência. O estande do MinC recebeu cerca de 250 pessoas, a maioria prefeitos, gestores de convênios e profissionais de contabilidade das prefeituras. O objetivo principal dos visitantes foi buscar apoio para a prestação de contas e entender melhor a aplicação dos recursos federais em suas cidades.

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura foi o assunto mais procurado no balcão de atendimento. A equipe do MinC ajudou os gestores a analisar relatórios, verificar pendências e resolver questões práticas.

Para Fernanda Valls, que integrou a equipe de atendimento, a busca por informação mostra o amadurecimento da gestão cultural local. “Acho sempre positivo quando uma prefeita ou prefeito vem saber como está a situação de seu município em relação às entregas, conta como estão aplicando os recursos e sai com informações sobre a análise de seus relatórios de gestão”, destacou.

Leia Também:  Ancine publica Instrução Normativa e amplia combate à pirataria audiovisual na internet

Além do atendimento direto, os visitantes receberam materiais de apoio para facilitar o dia a dia das prefeituras. Foram distribuídas cartilhas sobre como elaborar emendas parlamentares para a cultura, guias do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e informações sobre o Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC).

Formação e transparência

A participação do Ministério também contou com seis atividades formativas. As palestras detalharam o funcionamento da Lei Rouanet, da Política Nacional Cultura Viva, do Sistema Nacional de Cultura (SNC) e o uso da plataforma Cult.BR.

As oficinas serviram para atualizar os gestores sobre as regras de cada política. Segundo o coordenador-geral do Gabinete da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura (SAFCC), Fábio Riani Costa Perinotto (Binho), o planejamento da equipe refletiu no sucesso da ação. “Foram vários avanços em relação a outras edições, tanto do Fórum quanto na participação do MinC, chegamos muito organizados e isso resultou numa qualificação nos nossos atendimentos e nas atividades formativas, elogiada por vários participantes”, afirmou.

Leia Também:  Com Lula, MinC marca presença na sessão de ‘Ainda Estou Aqui’ no Cine Alvorada

MovCEU

Uma das principais atrações do evento foi a exposição de uma van do MovCEU. A estrutura ficou disponível para visitação nos três dias do Fórum, acompanhada por técnicos da Subsecretaria de Espaços e Equipamentos Culturais (SEEC).

A iniciativa chamou a atenção pela quantidade de itens  e pelo custo-benefício. Muitos visitantes aproveitaram para entender os procedimentos de aquisição. Coordenador de Articulação e Parcerias da SEEC, Sandro Moura, confirmou o sucesso do projeto no evento. “É um produto bem visto e desejado pelos prefeitos e secretários”, disse. Isabella Couto, que também atendeu o público, reforçou o impacto da exposição: “O MovCEU costuma despertar muita emoção positiva”.

A presença do MinC no PARCOM 2026 reforça o compromisso do Governo do Brasil com a transparência e com o apoio aos municípios, garantindo que os recursos cheguem de forma correta aos trabalhadores da cultura e à população de todo o país.

10.06.2026 - MinC no PARCOM - Palestra Odecir Costa, MovCeu e stand do MinC

Fonte: Ministério da Cultura

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade