CDL de Tangará da Serra adere ao programa de videomonitoramento em segurança Vigia Mais MT

Sesp-MT

publicidade

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Tangará da Serra formalizou, nesta quarta-feira (10.12), parceria com a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT) para a instalação inicial de 90 câmeras de videomonitoramento do programa Vigia Mais MT, ampliando a cobertura tecnológica de segurança em ruas, avenidas e demais espaços públicos do município, localizado a 240 km de Cuiabá.

O pedido de adesão ao programa foi apresentado no início desta semana e a entidade aguarda a liberação das câmeras. Representantes da CDL solicitaram um encontro com o Secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, e o comandante do 7º Comando Regional da Polícia Militar, tenente coronel Murilo Franco, para conhecer melhor o Vigia Mais e esclarecer dúvidas.

“A presença do secretário aqui em Tangará foi muito importante. Além de nos apresentar o programa de maneira mais detalhada, tivemos a oportunidade de esclarecer as dúvidas de alguns empresários a respeito do sistema do acesso ao videomonitoramento, por exemplo”, pontua o presidente da CDL, Thiago Souza.


O resultado dessa aproximação, segundo Thiago Souza, deve aumentar o número de câmeras no município. “Minutos após a reunião com o secretário Roveri, a CDL passou a receber pedidos de outros empresários que ainda não haviam manifestado interesse no programa e agora querem instalar câmeras”, assinala o presidente da entidade.

Leia Também:  Conama reconhece avanços obtidos em MT no monitoramento da qualidade do ar

De acordo com o TC Murilo Franco, o georreferenciamento dos locais onde as câmeras serão instaladas está pronto, foi feito em conjunto com a CDL e leva em conta a importância para a segurança da população em geral. Por exigência da lei estadual que criou o programa Vigia (11.766/2022), obrigatoriamente, o monitoramento é voltado à via pública.

Em Tangará da Serra, observa TC Franco, a Prefeitura ainda não aderiu ao programa Vigia Mais, mas há câmeras em todas as escolas estaduais e diversas empresas que aderiram. Na lista estão: Bom Futuro, Amaggi, Scheffer, Magazine Luiza, entre outros.

“As câmeras têm o efeito de dissuasão. Ajudam a prevenir crimes porque intimidam a ação do criminoso”, assinala Franco. E quando há crime, acrescenta ele, as imagens podem auxiliar nas buscas, prisões e produção de provas, lembra o comandante.

O secretário Roveri destaca que a parceria com a CDL Tangará da Serra é um importante avanço na ampliação da capacidade de prevenção e solução de crimes com uso da tecnologia.

“Estamos construindo uma muralha digital em Mato Grosso e fazendo o enfrentamento às facções criminosas e todas as modalidades de crimes, na cidade e no campo, com o Programa Tolerância Zero. O uso da tecnologia chega para auxiliar as forças policiais na prevenção, repressão e na produção de provas nas investigações criminais”, completa Roveri.

Leia Também:  Cuiabá abre II Festival de Robótica 2025 com mais de 500 estudantes e foco em tecnologia e futuro

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide