Ceará e Fortaleza lançam editais do Programa Nacional Aldir Blanc de Apoio a Ações Continuadas

publicidade

No dia 13 de maio, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) vão lançar seus editais vinculados ao Programa Nacional Aldir Blanc de Apoio a Ações Continuadas, instituído no âmbito da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Ministério da Cultura (MinC). Leonardo Lessa, presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), que inaugurou em 2023 este modelo de fomento, estará presente na cerimônia de lançamento, ao lado da secretária estadual Gecíola Fonseca e da secretária municipal em exercício, Ticiana Studart. O evento, aberto ao público, acontece a partir das 16h, no Theatro José de Alencar, em Fortaleza (CE).

Diretriz prioritária de política pública para as artes brasileiras, o Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas já teve duas edições realizadas, investindo cerca de R$ 100 milhões em mais de 200 projetos de todas as regiões do país, nas áreas de artes visuais, circo, dança, música e teatro. Os chamamentos públicos do Programa preveem, dentro de uma mesma seleção, o fomento plurianual, promovendo manutenção e previsibilidade para espaços, grupos/coletivos e eventos artísticos – iniciativas que possuem natureza permanente, de longo prazo, e que desenvolvem atividades regulares, longevas ou com edições periódicas.

Leia Também:  AGU tem sucesso em quase 90% das notificações contra desinformação nas redes

As ações continuadas estruturam e dinamizam cenas do país. Suas experiências são essencialmente coletivas e se tornam pontos de referência em suas comunidades, contribuindo para o desenvolvimento de territórios brasileiros. Sobretudo, quando potencializadas pela política pública, representam mais acesso e promoção de direitos à toda população. O horizonte contínuo de atividades extrapola a pontualidade de projetos: estas iniciativas também promovem formação, articulam redes, desenvolvem colaborações, realizam intercâmbios, organizam e preservam acervos, pesquisam linguagens e produzem reflexões críticas sobre o mundo, além de gerarem emprego, renda e fortalecimento da economia criativa.

Com a bem-sucedida experiência da Funarte, o Programa Nacional Aldir Blanc de Apoio a Ações Continuadas, instituído pela Portaria nº 216/2025 do MinC, foi aberto à adesão dos entes federados. Nesta primeira edição, 12 estados e sete capitais do Brasil integram esta atuação coordenada, que faz somar mais de R$ 100 milhões por ano de recursos federais numa rede ampla de ações artístico-culturais do Brasil.

Ceará e Fortaleza, parte desta rede, agora inovam juntos: será a primeira vez que um estado e sua capital se articulam para lançamento conjunto de seus editais no Programa, dando ainda mais sentido ao pacto federativo e responsabilidades dos entes. Tal decisão cumpre o acordo Brasil: uma Fortaleza de Grupos de Teatro, firmado pela Funarte e as duas secretarias no Encontro Nacional de Políticas para o Teatro, realizado na capital cearense em setembro de 2025.

Leia Também:  Seminário debate perspectivas do manejo florestal comunitário e familiar na Amazônia

Serviço

Lançamento dos editais do Programa Nacional Aldir Blanc de Apoio a Ações Continuadas pelo estado do Ceará e pelo município de Fortaleza

Quando: 13 de maio (quarta-feira), 16h

Onde: Theatro José de Alencar – Rua Liberato Barroso, 525 – Centro, Fortaleza (CE)

Fonte: Ministério da Cultura

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade