CGU apresenta projetos de educação cidadã ao governo do Uruguai

Encontro destacou ações voltadas à formação ética de crianças e adolescentes, além do interesse uruguaio na estratégia de concursos educacionais. Foto: Divulgação CGU

publicidade

A Controladoria-Geral da União (CGU), por meio da equipe da Secretaria de Integridade Pública (SIP), apresentou, nesta quarta-feira (6), suas iniciativas de educação cidadã à equipe da Junta de Transparência e Ética Pública (JUTEP) do governo do Uruguai. Participaram do encontro a diretora de Integridade Pública da SIP, Simone Andrade; o coordenador-geral de Promoção de Integridade para Estados e Municípios da SIP, José Rui Moreira; além de outros integrantes da Secretaria. 

A apresentação foi conduzida pela servidora Fernanda Stheffane Ribeiro, que detalhou as iniciativas da CGU voltadas à promoção da integridade e à formação ética e cidadã de crianças e adolescentes. 

As ações tiveram início em 2007, com o Concurso de Desenho e Redação, um projeto pedagógico-cultural que proporciona a estudantes e professores experiências de ensino-aprendizagem em temáticas como ética, cidadania e participação social. Posteriormente, o Programa Educação Cidadã foi sendo ampliado até chegar no formato atual, que reúne uma série de projetos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As atividades relacionadas oferecem materiais impressos e digitais que abordam temas como ética, cidadania, democracia, combate ao bullying, respeito e participação social, envolvendo escolas, famílias e comunidades.

Leia Também:  Nota de Pesar - Padre Marcelo Souza

Durante o encontro, Fernanda Ribeiro ressaltou que as iniciativas promovidas pela CGU foram destacadas como boas experiências internacionais pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2025. Segundo a organização, em seu documento Revisão de Integridade da OCDE sobre o Brasil 2025,  “as evidências mostram que os programas de educação cívica podem aumentar a probabilidade de os jovens rejeitarem governos autoritários, práticas corruptas e desculpas para infringir a lei”.

Nesse contexto, a equipe da JUTEP se prontificou a conhecer mais detalhadamente a estratégia dos concursos educacionais, com interesse de aplicá-los como ferramenta de engajamento da comunidade escolar e de fortalecimento da cultura de integridade desde a infância.

CGU apresenta projetos de educação cidadã ao governo do Uruguai
Os participantes durante a reunião.

Fonte: Controladoria-Geral da União

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade