As mudanças do clima e os desafios do futuro do turismo pautaram uma palestra realizada nesta sexta-feira (8) durante o Salão do Turismo, em Fortaleza (CE), que discutiu como cidades brasileiras vêm se preparando para a sustentabilidade e a resiliência climática.
Com o tema “A Salvador ancestral e do futuro: desafios do turismo sustentável”, a apresentação reuniu convidados a exemplo do subsecretário de Sustentabilidade e Resiliência de Salvador (BA), Walter Pinto Júnior, que relatou experiências da capital baiana voltadas à preservação ambiental, à valorização cultural e ao desenvolvimento sustentável.
Na sua exposição, o gestor alertou quanto aos impactos diretos das mudanças do clima sobre cidades costeiras e patrimônios históricos. Entre os principais riscos apontados estão o aumento das temperaturas, a elevação do nível do mar e os danos a ativos turísticos ligados ao turismo histórico-cultural e religioso.
Walter Pinto Júnior também destacou ações voltadas à economia verde-azul (que conserva ecossistemas terrestres e marinhos/costeiros), à proteção de comunidades quilombolas e terreiros, além de projetos ligados à resiliência urbana e à redução das emissões de carbono.
“O turismo sustentável e regenerativo é a locomotiva que pode acelerar essa transição”, afirmou o subsecretário, ao defender um modelo de turismo mais preparado para os desafios climáticos das próximas décadas.
Preparação do Brasil
Em março de 2026, o Ministério do Turismo instituiu o Programa de Adaptação Climática para o Turismo, uma iniciativa estruturante prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. A iniciativa proporciona, pela primeira vez, um guia oficial com metas, ações e instrumentos de monitoramento para tornar o turismo brasileiro mais resiliente, competitivo e preparado.
O programa estabelece 24 objetivos a serem cumpridos até 2027, em alinhamento com o Plano Clima, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, estruturadas em eixos que abrangem desde o financiamento de iniciativas sustentáveis até a qualificação de profissionais e o fortalecimento da gestão de riscos nos destinos turísticos.
PROGRAME-SE:
Data: 7 a 9 de maio
Local: Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza
Entrada: Gratuita e aberta ao público.
Como se inscrever
Para participar do evento é necessário se inscrever. O cadastro pode ser feito aqui. A entrada é gratuita.
Programação para o público
- Programação de quinta-feira (7): clique aqui.
- Programação de sexta-feira (8): clique aqui.
- Programação de sábado (9): clique aqui.
Como chegar: Confira as rotas para o Centro de Eventos.
Fortaleza: Dicas do que curtir na cidade durante o evento.
Por Natália Moraes
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
João Pedrini: (63) 99125-9853
Natália Moraes: (61) 99202-7509
Marco Guimaraes: (61) 99689-4646
Lianne Ceará: (88) 99901-3201
Victor Mayrink: (61) 99161-3220
Fonte: Ministério do Turismo

























