Cuiabá | MT 30/04/2024
Economia
Sábado, 18 de junho de 2011, 01h33

Medidas contra inflação levaram FMI a revisar crescimento do PIB brasileiro


A subchefe de Assuntos Globais do Fundo Monetário Internacional (FMI), Rupa Duttagupta, atribuiu a revisão da previsão de crescimento da economia brasileira aos efeitos das medidas de combate a inflação. Segundo ela, essa desaceleração já pode ser percebida nos indicadores de atividade econômica, como a produção industrial.

Em relatório divulgado hoje (17), o FMI reduziu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil neste ano para 4,1%. A projeção anterior, apresentada em abril, era que a expansão chegaria a 4,5%.

A perspectiva de expansão do PIB para 2012 também foi reduzida, de 4,1% para 3,6%. Em 2010, o PIB brasileiro cresceu 7,5%.

Para a inflação, Rupa disse que a previsão do fundo é que ela atinja 6,5% em 2011, o teto da meta estabelecida pelo Banco Central. Para 2012, o FMI prevê uma inflação de 4,5%.

O economista-chefe do FMI, Olivier Blanchard, elogiou a política fiscal brasileira. “A política fiscal no Brasil tem sido muito responsável e o país está se beneficiando disso”, ressaltou, ao comentar o fato de o Brasil estar mais bem avaliado do que os Estados Unidos no Credit Default Swap (CDS), uma espécie de seguro usado por investidores como proteção contra o risco de o devedor não ter condições de quitar suas obrigações.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114