Cuiabá | MT 18/03/2024
Né !

No que está, sobre os lixões o TCE, TJ e MPE?

Sexta, 26 de janeiro de 2024

Reunião à época com Sérgio Ricando.


Em julho de 2023 o conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) Sérgio Ricardo se reuniu com prefeitos de oito municípios e representantes de diversas instituições para discutir a implantação de aterros sanitários na região Norte do estado. A estratégia proposta incluia a aplicação de recursos oriundos de compensação socioambiental referente à construção da Usina Teles Pires.

Sérgio, era então presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade (CPMAS), e lembrava a urgência de ações para destinação final ambientalmente adequada de resíduos sólidos, especialmente considerando o cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos e advertia que em Mato Grosso praticamente todos os municípios ainda têm lixões e apontava que a lei estava chegando ao seu prazo final e eles precisavam se adaptar. “Os prefeitos precisam instalar os aterros sanitários individualmente ou em consórcio”

Participou ainda o procurador-geral do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE-MT), Deosdete Cruz Junior, afirmando que o TCE tem sido o nosso timoneiro ao colocar todas as instituições lado a lado, em um plano horizontal, para discutir problemas comuns à sociedade.”

Também participaram da reunião representantes do Ministério Público Federal (MPF), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Defensoria Pública, além de prefeitos Carlinda, Guarantã do Norte, Apiacás, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Nova Canaã do Norte.

Decorridos sete meses da reunião e das boas intenções, resta saber agora, em janeiro de 2024, o que esses prefeitos fizeram. Uma informação que precisa ser compartilhada pelas partes: TCE, TJ, AMM (à época com o presidente Neurilan Fraga) e as demais.

Estátua de Gandhi em Cuiabá

Segunda, 08 de janeiro de 2024

O ministro conselheiro da Embaixada da Índia, Baisnab Pradhan, visitou Cuiabá na sexta-feira (5) para conhecer o Parque da Família, onde em breve será instalada a estátua de Mahatma Gandhi. A visita contou com a presença do Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, e do Gestor de Desenvolvimento Sustentável, Alex de Deus, marcando mais uma etapa da parceria em construção entre a Prefeitura e a Embaixada da Índia desde setembro de 2021, quando o Prefeito Emanuel Pinheiro visitou o Embaixador da Índia no Brasil, Suresh Reddy.

A estátua será construída sobre uma base, com 1,62 metros de altura, esculpida em bronze, pesando em média trezentos quilos. No local, haverá uma placa de identificação e iluminação, além da construção de um espaço com informações sobre Gandhi. O monumento do "Gandhi Andante" já foi instalado em várias cidades do mundo, como Nova Iorque, São Francisco, Nova Déli, Washington, Moscou e Budapeste. No Brasil, há exemplares localizados no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Londrina e Salvador. A estátua simula o movimento de caminhada do líder indiano e será doada para Cuiabá pelo governo da Índia, via Embaixada no Brasil.

A escolha pelo Parque da Família não tem nenhuma explicação por parte da prefeitura. A região, ao que se sabe, concentra um grande número de evangélicos.

Natal Abençoado até dia 30

Sexta, 29 de dezembro de 2023

.


O Natal Abençoado do SER Família
, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, estará aberto ao público até sábado (30.12), na Arena Pantanal, em Cuiabá, das 18h às 22h.

Desde que foi aberto, no dia 14 de dezembro, o espaço natalino já recebeu mais de 237 mil visitantes.

A entrada para visitar a cidade do Natal Abençoado é gratuita, contudo, quem quiser pode levar lata de leite em pó, caixa de chocolate e fralda descartável, que serão doados para entidades cadastradas na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc).

A ação é realizada pelas Secretarias de Estado de Assistência Social (Setasc), Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e gabinete de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf). O recurso para a estrutura do evento é oriundo de emenda parlamentar.

“Este espaço foi idealizado com muito carinho pela primeira-dama Virginia Mendes para as famílias mato-grossenses. Para quem ainda não teve oportunidade de conhecer e visitar o local ainda dá tempo de vir e se encantar com a cidade do Natal Abençoado do SER Família”, ressalta a secretária de Assistência Social do Estado, Grasi Bugalho

Raça de boi

Sábado, 16 de dezembro de 2023

Na Câmara dos Deputados os embates em detalhes tomam tempo. Em um processo analisado pela Comissão de Ética o PT acusava o deputado André Fernandes (PL-CE) de cometer o crime de racismo durante a votação da reforma tributária.

Em determinado momento do debate, Fernandes afirmou que, se o gênero mencionado na proposta era “gênero alimentício”, então raça deveria ser “raça de boi”. A fala foi interpretada como uma expressão de teor racista.

Assim como nos casos anteriores, o relator, que também foi o deputado Gutemberg Reis (MDB-RJ), concluiu que a denúncia não procedia, e o caso foi arquivado.

AgC

Mundareu na COP28 e reflexos

Segunda, 04 de dezembro de 2023

A COP 28 segue até o dia 12 de dezembro, em Dubai, Emirados Árabes Unidos e reúne 70 (setenta) mil pessoas, entre comitivas com autoridades de mais de 150 nações e sociedade civil.

Existem coisas que não dá pra se entender. É preciso um mundareu de gente para um evento que por vezes discute, discute os problemas ambientais do planeta mas que está sempre protelando soluções?

Um evento em que até as crianças de todo o mundo cobram que haja um resultado prático, verdadeiro?

A se contabilizar o que essa grande parcela da população mundial se concentrou em Dubai e os efeitos que causará certamente abre-se uma nova discussão sobre o que não fazer na próxima COP (COP 28 – 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas - ONU) 

E perguntar não ofende: uma evento virtual não seria mais racional?

#cop28
#emirados
#dubai
#crianças
#onu
 

1 - 2 - 3 - 4 - 5

Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114