Cuiabá | MT 12/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 06 de março de 2023, 13h47

Cientistas querem construir computador feito com neurônios humanos


.

A ciência está dando mais um passo para criar máquinas que imitam o cérebro humano. Depois da Alexa e Siri, e do famosíssimo banco de dados ChatGPT, um grupo de cientistas quer desenvolver um computador que processa informações usando neurônios humanos, em vez de chips de silício.

Conhecido como “inteligência organoide (IO)”, o sistema propõe explorar a cultura tridimensional de células cerebrais, feitas por meio de material biológico, e encontrar meios de realizar operações mais complexas, usando menos energia, no computador composto de neurônios humanos.

Em linhas gerais, os cientistas tentam criar em laboratório esferas feitas de neurônios, com um sistema artificial para mantê-los ativos. Os neurônios podem ser produzidos a partir de células humanas comuns tiradas da pele de uma pessoa e manipuladas em laboratório.

 

Liderado pelo biólogo e engenheiro Thomas Hartung, da Universidade Johns Hopkins, o estudo é assinado por 21 cientistas líderes em suas áreas de pesquisa.

“Antevemos a criação de interfaces complexas em rede, nas quais os organoides cerebrais seriam conectados a sensores para captar o mundo real, com dispositivos de saída (outuput) e, finalmente, conectados entre si e com organoides de órgãos sensoriais (por exemplo, organoides da retina dos olhos)”, escreveram os cientistas, no artigo na revista Frontiers in Science.

Revista Oeste




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114