Cuiabá | MT 25/02/2024
Política MT
Segunda, 25 de setembro de 2023, 16h09

TRT realiza treinamento de mesários em Várzea Grande para eleição do Conselho Tutelar


.

 

Os mesários que estarão atuando no processo eleitoral, para a escolha dos novos membros do Conselho Tutelar em Várzea Grande - estarão participando nos dias 26 e 27 (terça e quarta-feira) - de um treinamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que será realizado no Anexo II da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, localizado no bairro Marajoara.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, Diana Maria de Almeida Mendes, responsável pelo processo de escolha do Conselho Tutelar 2023, cerca de 500 pessoas estarão trabalhando no próximo domingo, dia 1 de outubro, durante a votação, e destas 250 pessoas farão parte das mesas receptoras de votos.

“O TRE estará aplicando instruções sobre o manuseio das urnas, a identificação da biometria e outras observações e cuidados que os mesários devem ter na hora da votação. O órgão disponibilizou para o município urnas que serão instaladas em 13 pontos de votação. A totalização dos votos será da Comissão Especial do Conselho Tutelar”, explicou.

Diana Mendes ressaltou ainda que 53 candidatos estão habilitados para concorrer a uma das 15 vagas para Conselheiro Tutelar de Várzea Grande. O município conta com três unidades do Conselho Tutelar, uma no Centro, outra na região do Jardim Glória e outra no Cristo Rei

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira lembra que há um número expressivo de pessoas envolvidas nesta eleição e em várias frentes, por isso todos os detalhes estão sendo observados para que a eleição ocorra sem nenhum contratempo.

“Nesta semana estamos alinhando todos os serviços no que diz respeito a segurança das urnas, logística, atribuições, alimentação e também a execução dos trabalhos, nestes dias em que antecede a votação, e principalmente, no dia da votação. Tudo está sendo feito de forma criteriosa e dentro das especificações que rege esse pleito. E é desta forma que esse processo tem sido conduzido, com transparência e muita seriedade”, destacou a gestora.

A titular da pasta disse ainda que, assim como a Secretaria de Assistência, todas as pastas da administração municipal estão participando dessa eleição, numa demonstração de união e esforços em prol de um bem comum. “A participação de todos é fundamental, e essa é a marca da administração do prefeito Kalil Baracat, que exige que o processo ocorra de forma transparente e organizado no município”.

A data para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar é unificada e ocorre na mesma data em todo País. Os eleitos irão exercer o mandato de 2024 a 2028.

Atribuições - O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, eleito pela sociedade para zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Os conselheiros acompanham os menores em situação de risco e decidem, em conjunto, sobre qual medida de proteção para cada caso. O exercício efetivo da função de conselheiro constituirá serviço público relevante e quem o pratica deve ser pessoa idônea, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114