Cuiabá | MT 09/05/2024
Polícias
Quinta, 11 de novembro de 2010, 19h02

Juízes intensificam mobilização social por abrigo de crianças e adolescentes


Os juízes Lidiane de Almeida Anastácio Pampado e Alexandre Delicato Pampado, jurisdicionando respectivamente na Comarca de Nortelândia (distante 253 km de Cuiabá) e na Comarca de Arenápolis (localizada a 258 km de Cuiabá), deram mais um significativo passo na mobilização social pela reforma e ampliação do Lar da Criança e Adolescente, localizado em Nortelândia. O Lar, que atende crianças e adolescentes vítimas de maus-tratos, negligência e abuso sexual, carece de urgente reforma nas suas instalações, além de apoio para sua manutenção. No seu espaço é realizado atendimento a vítimas dos quatro municípios próximos: Nortelândia, Arenápolis, Nova Marilândia e Santo Afonso.

“Dividimos o projeto em três fases: a reforma do local, aquisição de mobiliário e a parte operacional, incluindo atendimentos na área de saúde. Queremos mobilizar a sociedade tendo em vista que os municípios são carentes e a população necessita da estrutura”, apontou a juíza Lidiane de Almeida Anastácio Pampado, informando que desde uma visita feita ao Lar, constatou a necessidade de melhorias. “Os móveis são muito velhos e estão em péssimo estado de conservação. A estrutura toda é muito deficitária”, destacou.

Como a instituição atende demanda de quatro municípios, um dos primeiros passos na mobilização foi a discussão com representantes dos poderes constituídos e também com o empresariado local, incluindo os que atuam na área agrícola. A primeira reunião, realizada a pouco mais de dois meses no gabinete da magistrada, buscou angariar apoio para a causa. Já a segunda caminhou para o início das obras, e um terceiro encontro já está previsto para esta sexta-feira (12/10). “O Lar sobrevive com poucos recursos e muito esforço. A nossa iniciativa visa organizar os quatro municípios para construir um local melhor para atendimento digno. O juiz detém poder de mobilização da sociedade muito grande, devemos aproveitar isso”, sublinhou o juiz Alexandre Delicato Pampado.

De fato, as melhorias pretendidas vão além da estrutural-física, para também assegurar atendimento médico, odontológico e psicológico para as vítimas. Simultaneamente, pretende-se ampliar o trabalho voluntário estimulando o apadrinhamento das crianças.

Histórico - O Lar da Criança e Adolescente de Nortelândia foi fundado em julho de 2008 e a criança para lá encaminhada pode ficar até dois anos, prazo limite para ser reintegrada à família original ou adotada.

O prédio onde funciona pertence à Diocese de Diamantino que, recentemente, assinou um termo de cessão por mais dez anos, permitindo que fossem efetuadas as melhorias. As instalações, que abriga ainda o Centro de Referência de Assistência Social do Município (Cras), somam duas salas, quatro quartos, oito banheiros, e uma cozinha.


Atualmente seis crianças com idades entre três meses e 13 anos estão abrigadas. “A estrutura não é de um lar. Falta privacidade e comodidade para as crianças. Foi um arranjo para se abrigar as necessitadas e agora devemos deixá-lo com características mais próximas a de uma casa de família”, salientou a coordenadora voluntária da entidade, Ana dos Anjos Martins Perón, que se declarou bastante esperançosa quanto à realização das obras de reforma e ampliação.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114