Cuiabá | MT 28/04/2024
Polícias
Quarta, 27 de abril de 2011, 15h44

TCE-MT participa do IX Simpósio de Comunicação Contábil em Araputanga


O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Conselheiro Valter Albano, o secretário-chefe da Consultoria Técnica, Ronaldo Ribeiro de Oliveira e a secretária geral da Presidência, Jaqueline Jacobsen estarão hoje à noite em Araputanga, participando do IX Simpósio de Comunicação Contábil que acontece na Faculdade Católica Rainha da Paz. O presidente ministrará palestra com o tema, “A importância do Profissional Contábil para a Qualidade da Gestão Pública”, abordando a a importância e as mudanças na Contabilidade aplicada ao setor público brasileiro e que vem passando por grandes transformações na busca do aprimoramento da gestão do patrimônio publico.

Neste sentido, o TCE vem orientando gestores públicos a programarem novos procedimentos e práticas contábeis que visam à convergência aos padrões internacionais de contabilidade na busca pela transparência das contas públicas.

A padronização dos registros contábeis possibilita aos usuários acesso a informações consistentes e tempestivas para tomada de decisão. Essa uniformização deve abranger atos e fatos no âmbito do setor público, dentre as quais se destaca a gestão do orçamento.

As principais mudanças na contabilidade governamental, são a convergência aos padrões internacionais de contabilidade aplicada ao setor público; implementação de procedimentos e práticas contábeis que permitam o reconhecimento, a mensuração, a avaliação dos elementos que integrarão o patrimônio publico; implantação de sistemas de custo no âmbito do setor público brasileiro; melhoria das informações que integram as demonstrações contábeis e os relatórios necessários à consolidação das contas nacionais; avaliação dos impactos das políticas públicas e da gestão nas dimensões sociais, econômicas e fiscais, segundo os aspectos relacionados às variações patrimoniais.

De acordo com a portaria conjunta n° 2, de 6 de agosto de 2009, os procedimentos de escrituração contábil foram adotados de forma obrigatória, a partir deste ano pela União, em 2012 deverão ser pelos Estados e Distrito Federal e em 2013, pelos municípios.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114