Cuiabá | MT 28/04/2024
Polícias
Quinta, 28 de abril de 2011, 11h43

PM e Bombeiros participam de evento de segurança pública em SP


Começou na ultima terça-feira (26.04) e segue até hoje (28.04) na cidade de São Paulo-SP, a 1ª Reunião Ordinária da Liga Nacional de Bombeiros e do Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG-PM/CBM) do Brasil. Apoiada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Reunião tem por objetivo discutir o aperfeiçoamento na atuação diária das instituições brasileiras, suas representatividades no Congresso Nacional e a preparação para participação nos eventos esportivos nacionais.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso, coronel Alexandre Coronel e da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, participam da 6ª Conferência Internacional de Segurança (ISC Brasil), no qual especialistas nacionais e internacionais em segurança eletrônica discutem as principais tendências, além de avaliar experiências vividas e debater soluções viáveis. Paralelamente acontece a 5ª Feira Internacional de Segurança Urbana (Intersecurity 2011), que divulga soluções, equipamentos e serviços para todas as necessidades de segurança, de grande médio e pequeno porte, atendendo diversos segmentos.

Com as mudanças gerenciais exercidas na instituição, que podem ser entendidas como parte de um processo de construção de novas formas de gestão pública, o coronel Alexandre, pretende absorver os movimentos tecnológicos apresentados durante o evento, avaliar as políticas e diretrizes nacionais relacionadas à segurança pública ligadas a eventos esportivos, a fim de elaborar propostas de colaborações para a implementação de novos projetos, promovendo a integração entre as instituições que é um dos objetivos da Ligabom para unificar as ações dos Corpos de Bombeiros nos Estados onde ocorre o evento da Copa do Mundo 2014.

“Estamos chegando aos momentos finais de preparação de projetos visando à realização da Copa do Pantanal. Precisamos definir na próxima reunião da Ligabom as metodologias que serão definidas com as instituições, no sentido de padronizar procedimentos, respeitando as características regionais”, explica o coronel Alexandre.

Sobre a Feira Internacional de Segurança Urbana, o coronel Lino Farias disse que é uma grande oportunidade apresentada para todos os seguimentos de segurança seja ela pública ou privada. “Estão reunidas as maiores e melhores tecnologias que poderão ser empregadas a serviço da segurança das pessoas e do patrimônio, porém devemos observar se esses novos produtos satisfazem a interação que a sociedade espera da polícia, para a resolução dos problemas de segurança pública", observa.

Durante a abertura do evento, a secretária Nacional de Segurança Pública, Dra. Regina Miki, falou da importância do intercâmbio de organizações nacionais e internacionais objetivando o aprimoramento técnico-científico dos policiais militares do país e anunciou a nova campanha nacional contra o desarmamento, que será iniciada no dia 6 de maio. “A novidade deste ano será a inutilização das armas tão logo elas sejam entregues e o pagamento imediato por elas”, afirmou. A campanha tem como objetivo a conscientização da população e o recolhimento de armas que permanecem guardadas em residências.

Foram entregues 1.600 motocicletas para as polícias militares dos Estados e 87 caminhonetes modelo Ranger para os corpos de bombeiros. A instituição mato-grossense deverá receber três caminhonetes, para a Polícia Militar, não foi divulgada a quantidade de motocicletas.

Ainda serão discutidos os assuntos de representatividade das instituições militares nas Assembleias Legislativas dos Estados, a valorização do policial e bombeiro no Estado, as contribuições das corporações no aperfeiçoamento da segurança pública no país.

O Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares – CNCG/PM/BM, foi instituído em 12 de fevereiro de 1993 e é composto de 54 Comandantes Gerais, sendo 27 Comandantes Gerais de Polícias Militares e 27 Comandantes Gerais de Corpos de Bombeiros Militares de todo Brasil.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114