Cuiabá | MT 28/04/2024
Polícias
Domingo, 01 de maio de 2011, 08h57

Em três anos, projeto Quatro Estações reduz em 38% a possibilidade de práticas criminosas na região


Em três anos de execução na Base Comunitária do bairro Jardim Vitória, o projeto Quatro Estações realizou 14 ações com a participação de 18,4 mil pessoas na região da Base que compreende mais de 18 bairros. Os resultados alcançados significam na prática redução do contato ou envolvimento com atividades criminosas ou violentas. Baseado nas estações climáticas do ano: outono, inverno, primavera e verão, o projeto Quatro Estações foi criado no ano de 2008 com o objetivo de aproximar os órgãos de Segurança Pública da comunidade, em busca da prevenção da criminalidade.

Para a coordenadora do projeto, Caroline Dobes, o número de participantes nas atividades é mensurado como oportunidades de intervenção no contato ou prática de crimes. “Hoje o projeto Quatro Estações cria oportunidades de redução da prática de atividades criminosas a cada ação realizada”, frisa.

No primeiro ano, 2008, o projeto levou suas ações para 5.200 pessoas. Em 2009 foram 5.400 e ano de 2010 quase dobrou o número de pessoas (adultos, crianças e adolescentes) beneficiadas com as atividades. Foram 8.400 participantes. Em percentual de contribuição para a redução da violência na comunidade da região do Jardim Vitória, de 2008 a 2010 foram de 38%, ou seja, uma vez as pessoas envolvidas nas ações comunitárias o contato ou prática de delitos é reduzida.

Com as atividades do ano de 2011, o projeto espera atingir 10 mil moradores da região do Jardim Vitória e estima redução de 20% no contato com práticas criminosas.

Para a presidente do Clube de Mães “Sinhá Maria”, Janete Stersa, o projeto proporciona qualidade de vida, cidadania e eleva a autoestima dos moradores assistindo a comunidade. “Queremos uma comunidade feliz. O projeto traz resultados, com suas palestras esclarecedoras sobre as drogas, violência domésticas e outras”, disse.

O projeto-piloto, fomentado pela Polícia Judiciária Civil é executado juntamente com os demais órgãos de Segurança Pública do Estado - Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar – e Conselho Comunitário de Segurança (Conseg).

QUATRO ESTAÇÕES -Cada etapa tem duração de cerca de três meses, onde são executadas ações diferenciadas para atender as necessidades da comunidade. Visitas periódicas aos bairros da região da Base Comunitária e em contato direto com os moradores, as demandas da população são ouvidas e transformadas em ação social. Para cada etapa é eleita uma ação, que visa ajudar moradores dos bairros ou melhorar a estrutura de lazer e segurança da comunidade, como a arrecadação de agasalhos, na estação outubro, para atender crianças, adolescentes e idosos no inverso, por exemplo. Em outras etapas estão programadas arrecadação de livros, brinquedos e alimentos não perecíveis.

Palestras de orientação sobre segurança e outros assuntos de interesse da comunidade nas escolas públicas, centro comunitários e outros locais também são realizadas em todas as etapas. Ao final de cada etapa é realizado um grande evento para atender a comunidade com diversos serviços públicos, como emissão de carteira de identidade, de trabalho, doação de sangue, atendimento médico e odontológico, teste de glicose, orientação sobre a saúde bucal, corte de cabelo, oficina de consumo de energia elétrica, atividades esportivas e recreativas, entre outras.

ARRECADAÇÃO - A fase outono do projeto está em andamento com a arrecadação de roubas e agasalhos para serem distribuídos neste inverno. As doações podem ser feitas na Base do Jardim Vitória ou nos vários pontos instalados, entre eles a sede da Diretoria da Polícia Judiciária Civil.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114