Cuiabá | MT 27/04/2024
Polícias
Sábado, 07 de maio de 2011, 00h57

Estudos, pesquisas e troca de informações marcam as atividades do 1º Fórum Regional


No segundo dia de debates do 1º Fórum Regional Sobre Drogas Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá, o coordenador do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), tenente-coronel PM Antônio Mário Ibanez Filho, foi um dos palestrantes que falou sobre a redução da oferta e repressão de entorpecentes, um fenômeno que vem causando inquietação a toda população mato-grossense.

Para ele, a melhor maneira de reduzir a oferta é investindo em conhecimento e cultura. “A educação escolar e familiar é o melhor caminho para que a pessoa entenda o prejuízo que a droga traz para a vida. Se conseguirmos passar esse entendimento para as crianças desde cedo iremos reduzir em um curto espaço de tempo a procura por entorpecentes. Se não existe demanda, não existirá oferta”, salientou Ibanez.

Diariamente, diversos veículos, motos, ônibus trafegam entre o Brasil e a Bolívia, passando por Mato Grosso, e são fiscalizados nas barreiras fixas do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), como o Posto do Limão, Avião Caído, Vila Cardoso e Matão, estruturas montadas pela Segurança Pública do Estado para impedir a entrada de produtos ilícitos principalmente entorpecentes no País, por meio dos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada que separam o território brasileiro da Bolívia.

“A repressão tem que andar junto com a redução da oferta. O Gefron atua dia e noite evitando que a droga entre em nosso país. Mas, se acontecer de a droga entrar no País temos que ter ações repressivas principalmente nas cidades evitando com que o traficante, por exemplo, tenha acesso às escolas oferecendo entorpecentes para os alunos”, explicou o coordenador.

O 1º Fórum Regional Sobre Drogas é uma parceria entre Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que tem como objetivo contribuir para a construção do Plano Estadual da Política sobre Drogas (Pead). O evento acontece no município de Poconé até esta sexta-feira (06.05).

De acordo com o planejamento das ações, o enfrentamento às drogas em Mato Grosso deverá ocorrer de maneira conjunta entre Estado, municípios e sociedade. Os Fóruns Regionais subsidiarão um diagnóstico da realidade mato-grossense possibilitando a construção de uma política sobre drogas adequada ao Estado e realinhada à Política Nacional sobre Drogas.

O planejamento adotado para a realização dos Fóruns se equipara ao estabelecido pelo Programa MT Regional que divide o Estado em 15 regiões ou Consórcios. Nesse sentido, os Fóruns Regionais serão realizados conforme o cronograma abaixo.

Fóruns Regionais / Consórcios Polos / Datas / Ano 2011

2º Fórum Regional 2. Alto do Rio Paraguai (11 a 13 de maio) - Barra do Bugres
3º Fórum Regional 3. Região Sul (18 a 20 de maio) - Rondonópolis
4º Fórum Regional 4. Nascente do Pantanal (25 a 27 de maio) - Cáceres
5º Fórum Regional 5. Nascentes do Araguaia (08 a 10 de junho) - Alto Garças
6º Fórum Regional 6. Vale do Guaporé (29 de junho a 1º de julho) - Pontes e Lacerda
7º Fórum Regional 7. Vale do Teles Pires (18 a 20 de julho) - Alta Floresta
8º Fórum Regional 8. Portal da Amazônia (20 a 22 de julho) - Peixoto de Azevedo
9º Fórum Regional 9. Vale do Juruena (03 a 05 de agosto) - Juína
10º Fórum Regional 10. Norte do Araguaia (24 a 26 de agosto) - Confresa
11º Fórum Regional 11. Araguaia (21 a 23 de setembro) - São Félix do Araguaia
12º Fórum Regional 12. Vale do Arinos (05 a 07 de outubro) - Juara
13º Fórum Regional 13. Médio Araguaia (24 a 26 de outubro) - Água Boa
14º Fórum Regional 14. Portal do Araguaia (26 a 28 de outubro) - Barra do Garças
15º Fórum Regional 15. Alto Teles Pires (09 a 11 de novembro) - Sinop
16º Fórum Estadual 16. Vale do Rio Cuiabá (07 a 09 de dezembro) - Cuiabá




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114