Cuiabá | MT 27/04/2024
Polícias
Segunda, 09 de maio de 2011, 09h27

Primeira edição do Fórum de enfrentamento às drogas superou expectativas


A primeira edição do Fórum Regional sobre Drogas, realizado no município de Poconé (104 km ao Sul de Cuiabá), de quarta a sexta-feira (04 a 06.05), superou as expectativas por reunir um público em torno de 200 pessoas nas palestras e oficinas e, ainda, por oferecer rica contribuição aos debates que visam o mapeamento da problemática das drogas e o estabelecimento de ações para esse enfrentamento. A avaliação é da presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/MT), Ana Elisa Limeira.

Conforme o planejamento da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), encarregada da coordenação desse trabalho no Estado, um total de 15 Fóruns Regionais serão realizados até novembro. Os resultados serão apresentados no Fórum Estadual, em dezembro, na capital mato-grossense. As ações regionais vão subsidiar a construção da Política Estadual sobre Drogas (Pead), uma das prioridades do Governo Estadual.

A abertura do evento em Poconé, na noite de quarta-feira (04.05), contou com a participação de autoridades do Estado, dos municípios que compõem a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá e instituições ligadas ao tema. O secretário Paulo Lessa, titular da pasta da Sejudh, explicou na ocasião, que esse trabalho é feito em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp/MT), junto à Coordenadoria Estadual de Políticas sobre Drogas (Coad) - órgão executor - do Conen/MT. Ele ressaltou que os Fóruns visam entre outros objetivos, a sensibilização da sociedade para a gravidade do assunto e a necessidade de ações conjuntas para o alcance dos resultados.

O secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, também prestigiou o evento. Ele afirmou que, tão importante quanto repressão, a prevenção ao uso e tráfico de drogas é fundamental nesse processo. E neste sentido, convocou a participação dos municípios ao pacto do enfrentamento as drogas. “Essa política não pode ser direciona apenas à Capital, porque as drogas estão presentes em todos os municípios de Mato Grosso”, assinalou o secretário na cerimônia de abertura. Ele disse ainda que os Fóruns vieram para promover o trabalho conjunto com a sociedade, as autoridades municipais, o Poder Judiciário, o Ministério Público e demais instituições envolvidas nessa temática.

Ao final dos trabalhos, a presidente do Conem MT elogiou a receptividade das autoridades municipais envolvidas no Fórum e destacou o apoio espontâneo da iniciativa privada e de instituições do município, entre elas o Conselho de Políticas sobre Drogas de Poconé e o Sesc Pantanal Cap. Entre os objetivos alcançados, ela destacou o interesse pelo tema e envolvimento dos participantes. “As pessoas entenderam o alcance social desse trabalho e estão se sentindo valorizadas por participarem da construção da Política Estadual sobre Drogas em Mato Grosso”, pontuou.

De acordo com o planejamento adotado para a realização dos Fóruns, o próximo Fórum Regional será sediado no município de Barra do Bugres, de 11 a 13 de maio, com participação dos municípios que integram a região do Alto Rio Paraguai. Os eventos atenderão o seguinte cronograma:

Fóruns Regionais / Consórcios POLOS / DATAS / Ano 2011

2º Fórum Regional . Alto do Rio Paraguai (11 a 13 de maio) - Barra do Bugres
3º Fórum Regional . Região Sul (18 a 20 de maio) - Rondonópolis
4º Fórum Regional . Nascente do Pantanal (25 a 27 de maio) - Cáceres
5º Fórum Regional . Nascentes do Araguaia (08 a 10 de junho) - Alto Garças
6º Fórum Regional . Vale do Guaporé (29 de junho a 1º de julho) - Pontes e Lacerda
7º Fórum Regional . Vale do Teles Pires (18 a 20 de julho) Alta Floresta
8º Fórum Regional . Portal da Amazônia (20 a 22 de julho) - Peixoto de Azevedo
9º Fórum Regional . Vale do Juruena (03 a 05 de agosto) - Juína
10º Fórum Regional. Norte do Araguaia (24 a 26 de agosto) - Confresa
11º Fórum Regional . Araguaia (21 a 23 de setembro) São Félix do Araguaia
12º Fórum Regional . Vale do Arinos (05 a 07 de outubro) - Juara
13º Fórum Regional . Médio Araguaia (24 a 26 de outubro) - Água Boa
14º Fórum Regional . Portal do Araguaia (26 a 28 de outubro) - Barra do Garças
15º Fórum Regional . Alto Teles Pires (09 a 11 de novembro) - Sinop
16º Fórum Estadual . Vale do Rio Cuiabá (07 a 09 de ezembro) - Cuiabá

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114