Cuiabá | MT 28/04/2024
Polícias
Segunda, 09 de maio de 2011, 18h55

Movimento comunitário lidera mobilização por coleta seletiva em Cuiabá


Diante da dificuldade em implementar a coleta seletiva de resíduos sólidos com o poder público, o Ministério do Meio Ambiente fez opção de atuar com as organizações sociais e bases populares na implantação, paulatina, do projeto.

O coordenador do Movimento de Mobilização de Limpeza Urbana de Mato Grosso, Hélio Augusto Gomes, recebeu a incumbência da Diretoria do Departamento de Ambiente Urbano da Secretaria de Recurso Hídricos e Meio Ambiente do Ministério, para possibilitar que, enfim, a Capital tenha coleta seletiva. O ofício foi assinado pelo diretor do Departamento de Ambiente Urbano da Secretaria de Recursos Hídricos, Sérgio Antônio Gonçalves, direcionado a Hélio Augusto Gomes.

Hélio Gomes decidiu iniciar os debates em audiência pública, ainda este mês, a partir da Câmara de Cuiabá, por causa do projeto de lei da substituição de sacolas plásticas, em supermercados e outros estabelecimentos comerciais, por outras biodegradáveis. O projeto de lei, que deve ser sancionado, até o final de maio, pelo prefeito Francisco Bello Galindo Filho (PTB), após ser aprovado por unanimidade em plenário, é de autoria do presidente do Legislativo da Capital, vereador Júlio Pinheiro (PTB).

A Diretoria do Departamento Urbano determina a responsabilidade compartilhada pelo clico de vida dos produtos, indo desde os fabricantes até distribuidores e comerciantes, chegando aos consumidores e responsáveis por manejo dos resíduos sólidos. “É um instrumento de desenvolvimento econômico e social, caracterizado por conjunto de aços, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e restituição dos resíduos sólidos do setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros”, argumenta Helinho Gomes, que se notabilizou por aplicar cartões em quem polui.

A coleta de resíduos sólidos segregados previamente deve estar atenta ao tempo de vida útil dos produtos. “Diversos artigos abordam o tea, com o incentivo a mecanismo que fortaleçam a atuação de associações ou cooperativas, o que é fundamental na gestão dos resíduos sólidos”, argumenta Helinho Augusto, com base na proposta do Ministério do Meio Ambiente.

“A Câmara sempre esteve aberta à discussão da questão ambiental e, por isso, nada mais justo do que iniciar por aqui, com todos os vereadores e a sociedade, uma discussão sobre o tema que tanto aflige Cuiabá: os resíduos sólidos. Por certo, nesse dabate, encontraremos os melhores caminhos a serem seguidos, no futuro”, completa Júlio Pinheiro.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114