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Polícias
Terça, 31 de maio de 2011, 13h08
Reconhecimento

Servidores do Fórum de Poconé são homenageados


Os servidores e o magistrado responsável pela Comarca de Poconé (104km a sul de Cuiabá), Cássio Luis Furim, foram homenageados pela Câmara Municipal local no último dia 2 de maio. A homenagem foi prestada pelos relevantes serviços à sociedade local, somado ao fato de a unidade ser a primeira comarca a operar virtualmente no Brasil (março de 2008). Ao todo, o magistrado e 29 servidores receberam a homenagem.

A moção de congratulação, proposta pelo vereador Esmaer Lourenço, foi aprovada pela Câmara Municipal em sua 83ª sessão ordinária. O juiz, há dez meses na comarca, creditou a homenagem ao empenho dos servidores. “O mais importante é o reconhecimento público aos servidores de Poconé, a quem eu atribuo todo o mérito. Alguns têm mais de 20 anos de trabalho, são os verdadeiros responsáveis pelo desempenho de qualidade”, assinalou o juiz, que destacou algumas situações que deram sustentação à homenagem.

A Comarca de Poconé foi a primeira totalmente virtual do Brasil, reconhecida pelo Conselho Nacional de Justiça. O sistema instalado permite a tramitação de todos os ritos processuais por meio eletrônico, desde uma simples carta precatória ou processo do juizado especial até processos complexos, como recuperação judicial, ação civil pública e ações penais. O juiz Edson Dias Reis, responsável pela vara à época, recebeu uma menção honrosa na 7ª edição do Prêmio Innovare, cujo tema principal foi Justiça sem Burocracia e Acesso do preso à Justiça. Atualmente tramitam na comarca cerca de 9,2 mil processos, sendo quatro mil totalmente virtuais.

A gestora-geral da comarca, Josiane de Arruda Silva Falcão, disse que a homenagem foi muito gratificante e que os esforços reconhecidos pela sociedade local revigoram a atuação de cada servidor. “O processo virtual é um fato novo e facilita para as partes e também para os próprios servidores o manuseio dos feitos. Sempre participamos de cursos de atualização e isso reflete nesse reconhecimento“, opinou a gestora. Segundo informou, o número de atendimentos in loco diminuiu após o início da virtualização processual, o que gerou maior qualidade no atendimento físico dos cidadãos que continuam indo pessoalmente ao Fórum.


Fotos: André Romeu/Agência Phocus




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