Cuiabá | MT 08/05/2024
Saúde
Domingo, 02 de janeiro de 2022, 09h52

Mulher confirmada com Covid-19 não consegue internação em Cuiabá


 

Alberto Romeu
Da Redaçâo


Vizinhos de uma mulher estão preocupados com a situação de saúde diagnosticada com Covid-19 que não consegue internação em Cuiabá.

Moradora da Rua São Paulo, 102, bairro Jardim Europa São Matheus, próximo do Colégio Estadual Dom Francisco Aquino Correa, Marcileide da Silva Caçador, 45 anos, foi testada com Covid-19 na quinta-feira (30-12). Segundo vizinhos, a própria ligou para o Samu que a atendeu porém não foi encaminhada para nenhuma unidade de Saúde de Cuiabá por "não haver unidade disponível para internação. Ela foi medicada no local onde permanece até hoje, em uma kitnet com vários moradores.

Com o quadro se agravando, vizinhos ligaram para o telefone 192  e a atendente, que seria uma médica, informou que por estar medicada, a paciente permaneceria no próprio ambiente pois os sintomas reclamados são normais da doença. Marcileide sente dores no corpo, dor no peito, nas costas e febre.

 - Estamos d. esesperados pela saúde dela e pela dos demais vizinhos, diante do grave alerta de contaminação da doença - relatou um dos vizinhos.

O PlantãoNews está tentando contato com a secretaria municipal de Saúde e com o Samu da Capital

A partir das 10h05 deste domingo, 2 de janeiro 2022, a reportagem buscou os seguintes contatos:

Samu
- A enfermeira reguladora Cristiane informou que a médica falou com a paciente por telefone e constatou que seu caso não era caso de gravidade, portanto não haver necessidade de urgência ou emergencia - situações necessárias para remoção pelo Samu para uma UPA ou outra unidade de saúde. Que a paciente pode ser levada por familiares ou vizinhos para uma unidade seguindo todos os protocolos, como máscara, álcool em gel. Ressaltou que as unidades de saúde de Cuiabá estão 'hiperlotadas'.

Hospital São Benedito - A responsável do dia pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR), Francisca disse que a unidade não está mais atendendo casos como referência de Covid-19 e sim de sindromes gripais, encaminhados pela Central de Regulação. Sob sua orientação a reportagem ligou para a Central de Regulação. 

Central de Regulação - O atendente Roni ressaltou que por tal meio não é possível, uma vez que trata especificamente da 'regulação' de pacientes internados - solicitados pelas formalidades. Sugeriu, assim como o Samu, que Marcileide da Silva Caçador fosse levada para uma unidade da UPA (são três: Morada do Ouro, Coxipó e Verdão).

Aos vizinhos que prestam assistência a Marcileide o PlantãoNews repassou as informações. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114