Cuiabá | MT 11/09/2024
Saúde
Quarta, 04 de setembro de 2024, 16h39

Campanhas sobre câncer infantojuvenil devem focar nos sintomas, define comissão da Câmara


O Projeto de Lei 1986/24 estabelece que informações sobre os sintomas do câncer infantojuvenil devem ser o foco das campanhas nacionais e regionais de conscientização da população. O texto, que está sendo analisado pela Câmara dos Deputados, altera a Política Nacional de Atenção à Oncologia Pediátrica.

Atualmente, a política já prevê a realização de campanhas de conscientização sobre o câncer infanto-juvenil, mas não detalha os assuntos a serem abordados nem trata da educação continuada dos profissionais que atendem crianças, o que é incluído pelo projeto.

Segundo a proposta, as campanhas deverão ter como foco prioritário a informação sobre sinais e sintomas dos principais cânceres infantis, e ainda incluir programas de educação continuada de profissionais de saúde, principalmente na atenção primária.

“Um fator determinante na luta contra o câncer infantil é a velocidade com que o diagnóstico é feito e o tratamento iniciado”, argumenta o autor, deputado Jefferson Campos (PL-SP). “O atraso na identificação dos sintomas ou nos cuidados médicos pode resultar em consequências desastrosas, diminuindo drasticamente as chances de recuperação da criança”, acrescentou o autor.

Próximos passos
O projeto será analisado conclusivamente pelas comissões de Saúde e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114